Arquitetura
Salão de Beleza Cubo / FUTURA ESTUDIO

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
235 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Deca, Desmobilia, Ecosimple, Eliane, Esquema Vidros , Ferrante Moveis , MisterLED, Neorex, Paradigma Marcenaria, Recondicionar, Serralheria G.D.A , VS inox

Descrição enviada pela equipe de projeto. O CUBO, salão icônico de cabeleireiro de Jonathas Diniz, recebe sua segunda unidade na Vila Madalena, em São Paulo, resultado de mais de seis meses de busca pelo imóvel ideal para expandir a marca. A relação de confiança e proximidade entre Larissa Burke, responsável pelo projeto, e Jonathas, cliente há mais de sete anos, guiou todo o processo de criação.

A nova unidade ocupa um edifício originalmente projetado pela arquiteta Juliana Llussá para seu showroom de móveis maciços, que ao longo do tempo abrigou diferentes usos, como loja de móveis e escritório de arquitetura. Com a estrutura arquitetônica existente, o foco do projeto da Futura Estúdio foi focado principalmente no interior, iluminação, infraestrutura elétrica e melhorias técnicas em banheiros e copa, garantindo conforto e funcionalidade para clientes e equipe.


O fluxo do espaço foi cuidadosamente pensado desde a entrada, que ocupa a antiga garagem transformada em uma praça central, até o CUBO flutuante na fachada, que recebe instalações artísticas temporárias. A sequência do salão no pavimento térreo inclui recepção, com sofá curvo estofado e estante de produto, logo vemos as bancadas de corte e aos fundos o Colorbar. A área de lavagem fica aos fundos onde antes era um patio, esse espaço recebeu uma atenção especial do jardim nos fundos e um pergolado para bastante luminosidade no momento da lavagem. Jonathas queria que fosse uma experiência esse momento. O pavimento superior ficou dedicado a mais bancadas de corte e para o espaço dos funcionários.


O projeto manteve a essência do CUBO como um lugar de bons encontros, valorizando a experiência do cliente e a sensação de pertencimento, sem deixar de lado a funcionalidade do salão. Todo o layout foi planejado como um sistema plug & play, permitindo que Jonathas levasse móveis e investimentos sem deixar nada no imóvel caso fosse necessário.

Os balcão de atendimento foram desenhados para ser espelhos móveis pensados para atender ambos os lados das bancadas com privacidade e fluidez, enquanto o uso do inox alia estética e fácil manutenção. A paleta de cores, com azul e laranja, equilibra as cores sólidas do espaço com aconchego nos móveis soltos pontuais.

O paisagismo, assinado por Rulian, integra o verde desde a entrada até os fundos, trazendo harmonia e convidativa ao ambiente. A área de lavagem recebeu atenção especial, incluindo acessibilidade para PCD e permeabilidade da luz natural por meio da varanda. Os carrinhos dedicados aos cabeleireiros foram projetados para dinamizar o uso do material e tornar o fluxo interno mais eficiente.

O CUBO Vila Madalena representa, assim, uma evolução do salão original, mantendo seu DNA de encontros, arte e cuidado com o cliente, enquanto adapta sua operação e experiência a um novo espaço urbano, funcional e acolhedor.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Geração aluguel? Estudos mostram como a geração Z encara o morar
O desejo pela casa própria permanece forte porque a propriedade ainda simboliza segurança, estabilidade e proteção frente a incertezas econômicas. Além disso, nossa pesquisa mostra que a flexibilidade valorizada no presente não elimina aspirações de longo prazo, mas convive com elas. Em geral, a casa própria aparece mais como um projeto futuro do que imediato: algo a ser conquistado quando houver maior estabilidade financeira e profissional. Assim, o aluguel e a mobilidade funcionam como estratégias temporárias. Mas há uma contradição: esses jovens estão preferindo gastar com experiências efêmeras no presente, especialmente viagens, podendo, assim, não estar consolidando poupança suficiente para adquirir a moradia própria no futuro, perpetuando um ciclo vicioso que dificulta a compra”, analisa o professor.
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


