O economista Carlos da Costa, que foi secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), será o coordenador do plano de governo da pré-candidata do Novo à prefeitura de São Paulo, Marina Helena.
O anúncio foi feito pela própria pré-candidata. Costa ocupou o cargo na pasta no período em que o ministério foi comandado por Paulo Guedes. Nas eleições presidenciais de 2018, Costa foi um dos formuladores do plano de governo de Bolsonaro.
“É uma honra ter no nosso time um dos maiores especialistas em regulação e gestão pública do país. Carlos vai liderar o nosso ‘dream team’ de especialistas que dedicam a vida a implementar soluções modernas e inovadoras para problemas antigos da cidade”, elogiou Marina Helena.
Continua depois da publicidade
No governo Bolsonaro, Costa também coordenou a formulação do Marco Legal do Saneamento e participou da criação da Lei da Liberdade Econômica – duas das principais bandeiras da agenda liberal liderada por Guedes.
Em 2020, no início da pandemia de Covid-19, o economista esteve à frente das ações do governo federal em apoio ao setor produtivo, entre as quais o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
Leia também:
Continua depois da publicidade
Formado em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre e PhD pela Universidade da Califórnia (UCLA), Costa também foi diretor de Planejamento, Produtos, Crédito e Tecnologia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e sócio-fundador do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) em São Paulo.
Pré-candidata do Novo em SP
Marina Helena também fez parte da gestão de Paulo Guedes no Ministério da Economia, como secretária especial de Desestatização e Desinvestimento da pasta. Nas eleições de 2022, disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados e obteve cerca de 50 mil votos – não se elegeu, mas hoje é a primeira suplente pelo estado de São Paulo.
De acordo com o mais recente levantamento do Datafolha para a corrida eleitoral paulistana, divulgado em março, Maria Helena aparece com 7% das intenções de voto. Ela é a quarta mais bem colocada na pesquisa, atrás de Guilherme Boulos (PSOL), com 30%; Ricardo Nunes (MDB), com 29%; e Tabata Amaral (PSB), com 8%.
Continua depois da publicidade