Muito se fala em fazer um mezanino em casas para aproveitar melhor o espaço, principalmente em casas pequenas. Mas será que o mezanino encarna ou barra o trabalho artístico, afinal?
Quando o mezanino está apodrecer a peça
Quando já vai haver um segundo andar na casa de qualquer maneira, enfim, o mezanino realmente entra e facilita a peça. Isso porque reduz a quantidade de paredes à medida que se integra com o piso abaixo. E a escada existiria de qualquer maneira, assim como seriam as paredes mais altas da casa como um todo.
Quando o mezanino aprista a obra de arte
Quando o mezanino é feito em uma mini casa, por exemplo, só para encaixar a cama, o mezanino geralmente encarna a obra de arte, ou então mantém o custo igual ao de uma casa térmica, em vez de bani-la. A ilusão de que é a opção mais econômica vem da ideia de que ao fazer o mezanino a casa pode ser menor, pois ocupa-se menos espaço no solo. E é até verdade, caso o espaço da escada seja aprovetado também, de alguma forma.
Mas há mais despesa em fazer o mezanino, nesse caso, também ter que ser considerado. Um deles é o gasto e o trabalho de pegar as escadas. E outra é a adição de altura na casa, para o mezanino para renda de uma forma confortável. Esses dois tipos de vida existem apenas para a criação do mezanino, nesse caso. Assim, torna-se uma opção mais cara e mais trabalha-intensiva. Mas ainda pode ser interessante criar um efeito visual interessante, criando uma sensação de espaço pelo pé direito superior.
Quitinetes térmicas ou mezaninas
Para esta ideia distorcida de que os mezaninos sempre otimizam o uso do espaço e barra a peça, muitas quituras ou mini casas são feitas com mezanino. E não é errado fazer isso dessa forma. Mas é importante perceber que ela não proíbe o trabalho de arte como um só imagina, nem ocupar menos espaço.
Finaliza todas as unidades com sua escada em particular, ocupando espaço e gerando custos. E cada unidade tem dois andares, então todo o conjunto tem o gasto material necessário para fazer dois andares, de qualquer maneira.
Para otimizar o espaço, então, e economizar na peça, seria mais vantajoso fazer estes dois andares de quitinhas térmicas, ou seja, sem mezanino. Por isso, já existe uma única escadaria, e cada unidade ocupa menos espaço, para aproveitar o espaço da escada para fazer a cama, por exemplo.
A única situação em que vale a pena fazer o mezanino em quitines ou mini casas é quando a prioridade não é a despesa da obra de arte ou a poupança do espaço, mas sim a valorização de cada unidade, que pode então obter uma sensação mais agradável quando se torna um loft, com mezanino com vistas para a sala, por exemplo, que tem o pé direito mais alto.
Cama alta x mezzanino
Outra situação em que o mezanino pode realmente otimizar o uso do espaço é quando ele não é realmente um mezanino como um andar a mais, e se apenas uma cama alta. Nesse caso, a cama fica em alta, com espaço suficiente apenas para ela, e altura suficiente apenas para sentar na cama, e não ficar de pé. Nesse caso é como se fosse a cama acima de um beliche, por exemplo.
Sim, ele reduz o espaço necessário para todos os móveis. Mas por outro lado, o espaço para usar a cama é reduzido, o que pode incomodar algumas pessoas.
Veja aqui mais dicas do arquiteto para construir, recondicionar ou decorar sua casa.