Em movimento de expansão inorgânica, o Sienge adquire a Collabo e se consolida em atuação de ponta a ponta.
O Sienge, plataforma de especialistas líder em gestão para a indústria da construção, acaba de anunciar a aquisição da Collabo, startup ligada à gestão de suprimentos que tem uma proposta bastante alinhada à visão de expandir e potencializar a troca de conhecimentos no segmento.
O principal objetivo da Collabo é democratizar o acesso e organizar as informações técnicas de materiais e produtos utilizados no setor por meio de um modelo de Supply Chain Social, fomentando uma comunidade entre os profissionais da construção civil, que já soma 130 pessoas.
A estratégia da M & A faz parte de um movimento que a Softplan, empresa desenvolvedora de Sienge, criou para a união de expoentes do mercado. Vale lembrar que, em 2021, houve a incorporação do CV (Builder Builder), principal CRM especializado do mercado imobiliário.
O mercado da construção civil ainda é muito fragmentado e regionalizado, o que acaba gerando ineficiência no setor. Um indicador forte é a quantidade de venda de insumos ainda no varejo, que passa de 70%. A partir da incorporação da Collabo, o Sienge expande seu portfólio de soluções para o mercado, atuando como integrador do segmento e alavancando a produtividade-movimento importante, que vai além da oferta de tecnologia, entrando nas três etapas transacionais: preplay, mão-de-obra e pós-trabalho.
“Com a chegada da Collabo, ampliamos o ecossistema de soluções que podem se conectar ao Sienge e tornar-se pioneiros integrando toda a cadeia de produtividade da indústria”, destaca Ionan Fernandes, Diretor Executivo de Sienge.
O incremento dessa produtividade poderá ser visto em ordem curta com a aquisição. “Essa parceria nasce conectada a mais de 4,5 construtoras, resultado da sinergia imediata com os clientes do Sienge”, comemora Celso Salazar Valentim, CEO da Collabo.
Para o Diretor de Marketing e Estratégia do Sienge, Guilherme Quandt, “o Collabo se junta à família Sienge para fortalecer a estratégia de integração da cadeia e para facilitar uma série de tarefas na etapa de pré-trabalho, como a padronização de cadastros e a organização das informações, pontos fundamentais para garantir a previsibilidade e a assertividade”.
Democratização do uso da plataforma
O Portal Collabo permite que o fabricante registre as especificações de todos os seus produtos. O acesso às informações é gratuito e simples, facilitando a busca por parte dos compradores e especificadores técnicos, que encontram em um lugar exclusivo os detalhes que precisam para a execução de um projeto.
” O Collabo é o resultado de uma série de experiências que vivenciamos em várias outras empresas. Nossos projetos se concentram em aproximar as pessoas através de um modelo de construção de rede colaborativa, ” explica Luiz Gripp, COO do Colllabo.
De forma prática é muito comum que o projeto seja executado muito tempo depois de ser idealizado. Neste intervalo de tempo é recorrente a atualização das especificações. Ou seja, o profissional que precisará das instruções de uso do componente na peça acaba consumindo uma informação desatualizada, o que pode gerar imprevistos ou atrasos.
Com o Portal Collabo esta possibilidade é significativamente reduzida, já que toda manutenção do item no fabricante é sincronizada imediatamente. Outro ponto a ser destacado é que muitos compradores desconhecem os detalhes técnicos dos produtos que estão solicitando e acabam fechando os pedidos de intuição. O Collabo organiza as informações, inclusive com fotos e outros documentos de cada item, promovendo a segurança e a previsibilidade na compra dos insumos para a execução do projeto.