- Área:
530 m²
Ano:
2023
Fabricantes: Fintech, MEGA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como parte da execução do Plano Diretor de Desenvolvimento da Fazenda Xcanatun by Angsana Heritage Collection, a tarefa consistia em projetar um spa que seria integrado ao conjunto de comodidades complementares do hotel e ao projeto imobiliário de vilas em desenvolvimento.
Localizado no coração da Fazenda Xcanatún, às margens da lagoa principal, a premissa do projeto foi criar um edifício que interagisse da forma mais respeitosa com o ambiente físico e natural da fazenda. Para isso, foi proposto o desenho de um pavilhão linear sobre uma fundação horizontal que gera uma escala humana e confere privacidade ao programa em relação às demais áreas do conjunto.
Este pavilhão é composto principalmente por 4 elementos fundamentais: a estrutura metálica que abraça e articula todos os elementos do edifício; uma série de volumes em pedra e chukúm que abrigam o programa spa; a laje plana em balanço que proporciona horizontalidade, protege da chuva e do sol, acompanhando os percursos entre os módulos e os pátios centrais que se criam entre eles; um módulo cilíndrico cego que rompe com a geometria simples do projeto e convida a descobrir o espaço interior.
Os percursos e acabamentos visuais em cada espaço do edifício são fundamentais no conceito do projeto. Cada volume, terraço ou área de circulação proporciona vistas para os diferentes jardins e áreas da propriedade, zelando pela privacidade através de elementos como a vegetação endémica e os muros de pedra.
O pavilhão tem 530 m2 no total, distribuídos nos diferentes módulos e zonas de circulação. No projeto foi tomado muito cuidado na escolha dos materiais, para que estes tenham baixa manutenção e uma importante relação com as diferentes arquiteturas da fazenda. Foram utilizados principalmente aço estrutural, pedras locais, pisos de mármore, pisos achatados de chukum, madeiras da região como cedro e tzalam, além de diversos alumínios e vidros.