As suculentas são aquelas plantas que nossa avó colecionava e que hoje continuam evocando universos cheios de possibilidades. Mas, afinal, o que é verdade e o que não é quando falamos sobre os cuidados com as suculentas? Do deserto do Namibe aos páramos do México, as suculentas são plantas que se destacam não apenas por suas muitas formas e “designs”, mas também por seu simbolismo como uma planta resiliente e muito adaptável a qualquer ambiente. Em todo caso, como sempre ocorre com esse tipo de planta, mitos como “não é preciso regá-la muito” ou “todas as suculentas são cactos” perdem força diante de uma realidade que merece os cuidados adequados para transformar seu pequeno jardim em um que teria encantado sua avó (e até Frida Kahlo).
Contamos tudo o que você precisa saber sobre os cuidados com as suculentas e desvendamos alguns mitos.
O que são as suculentas?
São plantas caracterizadas por suas folhas e caules grossos. Os cactos constituem um grupo de suculentas, mas, ao contrário da crença geral, nem todas as suculentas são cactos, pois também incluem outras espécies de plantas. De fato, são conhecidas entre 900 e 1500 espécies de suculentas de 35 gêneros diferentes. Dessas, 373 espécies e 13 gêneros são encontrados apenas no México.
As suculentas vivem em áreas quentes e secas, como os desertos, e suas folhas permitem acumular água, garantindo sua sobrevivência durante longos períodos de seca. Em todo caso, a maioria das suculentas realmente precisa de luz para se desenvolver, mas — e aí vai outro ponto — nem todas crescem bem em sol pleno.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Mitos e verdades sobre os cuidados com as suculentas
Mito 1: As suculentas quase não precisam de água
É uma crença generalizada que as suculentas não precisam de muita água. No entanto, isso é um engano, pois embora a frequência de rega seja menor nas suculentas em comparação com outras plantas, é necessário utilizar bastante água ao regar, especialmente no período de crescimento ativo, geralmente cerca de três semanas após adquiri-las. Além disso, para as suculentas que estão ao ar livre, o uso de água é ainda mais necessário, já que o substrato tende a secar mais rapidamente devido à aeração contínua.
Initial plugin text
Mito 2: As suculentas não suportam o inverno
Suculentas no gostarem de água e não se adaptarem a climas frios são alguns mitos que devem ser combatidos
Rov Camato/Pexels
Costuma-se pensar que as suculentas precisam de ambientes áridos e muito quentes, e por isso não suportam climas muito frios. Embora isso seja parcialmente verdade, existem muitas variedades de suculentas que se adaptam a climas frios, como, por exemplo, os invernos do norte da Espanha. Desde que se ofereça uma boa drenagem, os gêneros Sedum e Sempervivum suportam bem as baixas temperaturas, assim como algumas espécies de Agave e cactos, ou menos conhecidas como Rosularia e Orostachys.
Mito 3: As suculentas não precisam de vasos com drenagem
Embora tenhamos a percepção de que a suculenta é uma planta que “aguenta tudo”, a verdade é que um vaso com drenagem é sempre uma opção necessária. Mesmo que sejam plantas que retêm água em suas folhas, o excesso de rega em uma suculenta sem vaso adequado pode apodrecer as raízes. Assim como ocorre com outras plantas, as suculentas precisam de vasos com boa drenagem para crescerem saudáveis e evitar o excesso de umidade.
LEIA MAIS
Mito 4: As suculentas não precisam de luz ou sempre precisam de luz
Nem um extremo nem o outro. As suculentas são plantas muito resistentes, mas precisam de luz solar para crescerem de forma saudável. No entanto, a maioria das espécies requer algumas horas de luz indireta e raramente suportam sol pleno de forma contínua. Caso a suculenta não receba luz suficiente, ela pode se esticar em direção ao sol (o fenômeno conhecido como estiolamento), o que pode deformá-la e até matá-la.
Mito 5: As suculentas já não estão na moda
Os folhas, caules e raízes das suculentas possuem esse aspecto engrossado por serem capazes de armazenar água
Valeriia Miller/Pexels
Embora as suculentas tenham alcançado seu auge há cerca de cinco anos, graças a redes sociais como o Pinterest, a verdade é que sua popularidade nunca caiu. Sua facilidade de cuidado ressoa com as novas gerações que, em um mundo cada vez mais acelerado e impermanente, encontram nessas plantas a melhor desculpa para ter vastas coleções sem a necessidade de cuidados excessivos.
*Matéria publicada originalmente na Architectural Digest Espanha
Revistas Newsletter
Fonte: casa Vogue
- Arquitetura com painéis SIP: casas pré-fabricadas de construção rápida e alto desempenho
- Construção civil é um dos motores da recuperação da economia brasileira: conheça os números do setor e o que esperar para 2022
- A engenharia revolucionária da bateria compacta Dewalt Powerstack
- LG reforça domínio na tecnologia OLED TV e lança novidades na CASACOR 2022
- Blocos de montar lego para construir coisas reais
- Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024 para cumprir meta fiscal – Economia – CartaCapital
- Petrobras deve investir 3 bilhões de dólares em investigações na Margem Equatorial – Economia – CartaCapital
- Rede francesa Intermarché se une ao Carrefour no boicote a carnes do Mercosul – Economia – CartaCapital
- Petroleiros questionam pagamento de R$ 20 bilhões a acionistas da Petrobras – CartaExpressa – CartaCapital
- Agência Nacional de Mineração lança edital de concurso com 220 vagas – Economia – CartaCapital
- EXCLUSIVO: Os planos de investimentos do setor elétrico para encarar os extremos climáticos
- A semana em que o PIB e o poder “invadiram” a Itália
- Cosan lidera a construção do futuro sustentável do Brasil
- Goldman Sachs vê tese “segura” na Intelbras
- Após tragédia climática, RS ainda tem 15 usinas de energia “apagadas” (e um prejuízo bilionário)
- Janja, Xuxa, Luiza Trajano e Daiane ganham condecoração de Lula por “mérito na saúde”
- Ministros de Lula pedem à UE que não implemente lei antidesmatamento no final de 2024
- Sociedade também precisa assumir responsabilidade, diz Marina sobre queimadas
- Comissão de Ética abre investigação sobre deputado do PSOL
- no Recife, João Campos cai 4 pontos, tem 76% e seria reeleito no 1º turno