Arquitetura
Sustentabilidade e cultura são tendências para indústria de decoração
Um novo estudo da consultoria Tendere Pesquisa e Soluções Criativas, encomendado pela Eucatex e divulgado no começo de março, projeta que sustentabilidade e valorização das culturas estão entre as principais tendências para a indústria moveleira, de arquitetura e decoração de 2025.
A nova coleção da Artefacto, assinada por Patricia Anastassiadis, vai nessa linha. A coleção Arcanum é inspirada em Roma, conhecida como a cidade eterna, e a linha traz elementos marcantes da arquitetura e história da cidade em suas peças.
“Eu sempre busco no mobiliário e em tudo que eu trabalho a atemporalidade. Acho que por isso que a relação com a cidade está tão forte dentro de projeto. É uma coleção que reverencia a arquitetura da cidade. A ideia foi justamente trazer essa relação arquitetônica para o mobiliário”, explicou Patricia.
“A gente fala muito de sustentabilidade na arquitetura e vestuário. Na minha opinião, o que é sustentável é você não descartar. É tudo aquilo que você consegue usar por um longo tempo. Não é abrir mão de qualidade e da beleza, mas não ter essa compulsão de consumir e descartar”, completou.
Um exemplo da influência da arquitetura romana nas peças é o banco Hipos, composta por um anfiteatro, esculpido em pedra maciça.

Segundo a arquiteta, a Arcanum, assim como as demais coleções que lançou como diretora criativa da Artefacto, busca “atravessar o tempo” homenageando o passado.
Patrícia destacou o trabalho artesanal presente na linha, gerando uma exclusividade das peças. Um exemplo é mesa Lux, trabalhada na marcheteria com granito.

Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


