Home office foi um dos termos que ficou nas bocas das pessoas com a pandemia de Covid-19. Na época, poucas eram as empresas que instituíram modalidade e, verdade seja dita, muito se questionava sobre a eficácia da prática.
Eis o que surgiu, então, a paramount necessidade de que todos nós, salvo raras exceções, fique em casa. E, para não fechar as portas, muitas organizações se viram em uma guerra pela sobrevivência comercial: ou as pessoas trabalhavam em casa, ou os negócios chegariam à falência.
Por bem, instituiu o home office em setores diversos da economia. Em 2021, estimou-se que 8,2 milhões de brasileiros estavam atuando na modalidade, o G1 Economy.
Agora, com a facilidade de casos da doença e retorno gradativo ao que é conhecido por normalidade, muitas empresas estão satisfeitas com os resultados durante a pandemia. Assim, o modelo de home office se manteve em muitos lugares, mesmo após a suspensão lockdown.
Hoje, vamos obter uma compreensão próxima de algumas das muitas tendências do Home Office. Entenda como o seu incorporador pode tirar a melhor vantagem possível da situação, fomentando as vendas e as equipes incentificadoras.
Venha comigo!
Meetings by video conferencing
As videochamadas já são senso comum no mundo dos negócios. Por meio deles, pudemos nos encontrar com outras pessoas, debater, realizar gravações de imagem e som, bater papo via chat, entre outras coisas.
Talvez você se questione sobre a necessidade de manter as videoconferências agora mesmo que estamos de volta aos escritórios, mas a verdade é que eles ainda são super necessários. Seu vendedor com certeza é mais confortável em casa, em seu próprio ambiente. Mas quem também se sente melhor em casa é ele, o cliente. Por isso, a videoconferência acaba sendo conveniente para ambas as partes.
E se você acha que sua empresa está perdendo em algo por agir remotamente, você pode pensar duas vezes. O novo consumidor, conhecido como consumidor 4,0, precisa se sentir bem servido, cuidado e não atrapalhado. Desta forma, entregá-lo uma boa experiência de atendimento via videoconferência poderia ser a receita perfeita para uma venda incrível.
Hiring sem limite geográfico
Imagine ser capaz de contratar ótimos profissionais de todo o país.
A modalidade de home office permite que você faça isso. Sem os impedimentos geográficos, seus colaboradores podem vir de diferentes lugares, contribuir com suas diversidades e estimular o seu mercado.
Além disso, seus próprios funcionários poderão ter mais liberdade para viver mais longe da empresa, uma vez que estar presencialmente no local não será mais tão relevante.
Fim do tempo de deslocamento
Entre pessoas com per capita renda da metade a um salário mínimo, 17% gastam mais de uma hora no deslocamento de casa / trabalho (IPEA). Isso conta com cerca de 260 horas gasta anualmente apenas em translado. Para o colaborador, este é um tempo precioso que pode ser otimizado com o home office.
Não será mais necessário acordar absurdamente cedo, enfrentar o trânsito e às vezes chover para chegar ao trabalho. O quarto ao lado é o mais novo escritório!
Instituição de home office de ajuda
O home office de ajuda também foi uma política fortemente instituída em inúmeras empresas. E, em um primeiro momento, isso pode parecer um custo extra para a empresa. Na verdade, este é um investimento necessário.
Pense bem: Se o seu colaborador está trabalhando de casa, não está mais utilizando energia, água e outras amenidades da empresa. Todos esses gastos estão saindo de sua própria residência, antes inutilizados durante o expedi-office.
Então, oferecer um escritório de ajuda para casa faz todo o sentido. Através dele, você pode criar uma maior produtividade no trabalho, impulsionar o moral da sua equipe e mostrar que você se importa com o bem estar de cada um deles.
Prioritização de espaços bonitos
Verdade ser falada, a estética muito nos atrai. Desfrutamos de ambientes bonitos e bem pensados, e isso não foi diferente durante o home office. Qual de nós não se esforou para deixar a bela câmera enquadrada nos encontros? Quem não colocou um livreto mais na prateleira em segundo plano para harmonizar os antecedente do videochamada?
Estamos priorizando a beleza porque ela também comunica muito aos colegas e clientes. Um ambiente bem organizado e bonito, para o cliente, passa a sensação de profissionalismo, de uma pessoa bem-sucedida e de confiança imediata. Assim, até mesmo as chances de fechar negócios são maiores, e tudo isso graças aos detalhes.
Flexibilidade de horas trabalhadas
Finalmente, falamos sobre o antigo “ponto de soco”. Hoje, tendo em conta as proporções que o home office alcançou, sabemos que a entrada metrificante e a saída de pessoas não é simples na distância. Dessa forma, uma precisa se familiarizar com a ideia de que, de longe, simplesmente não tem como saber cada passo do seu funcionário.
E está ok! Isso estimula contratações mais assertivas, com processos seletivos mais enfáticos e eficientes. Além disso, gastamos confiando mais em nossos colaboradores, além de perceber se o que eles entregam é compatível com as horas trabalhadas.
Confiando no colaborador para ter mais flexibilidade no trabalho, você automaticamente garante mais conforto dentro da empresa, para que cada um saiba exatamente o que ele precisa fazer e adeque o seu tempo enquanto você achar melhor.
Considerações finais
Você já deve ter lido muitos textos sobre os impactos e tendências do home office em seus clientes, nas tendências do mercado imobiliário e nos novos perfis de consumidores. No entanto, talvez ainda não tenha parado para pensar sobre os impactos dela em seu próprio corpo de funcionário.
Para bem, o home office não só chegou para o público: ele chegou para nós também! Assim, temos que nos adaptar à nova realidade e entendê-la para o que é: uma oportunidade de crescimento e reestruturação dos modelos de trabalho na construção civil.
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