Poços de água são as possíveis soluções para abastecem uma casa com água quando ela não existe ou não querem utilizar o fornecimento da rede coletiva.
Existem três soluções possíveis neste caso, que variam principalmente em relação à profundidade e qualidade da água. Mas eles são todos basicamente primitivos no solo, que permitem usar a água que corre naturalmente do interior do solo.
Essa água subterrânea vem da chuva ou da neve ou também de lagos ou rios, por exemplo. Essa água entra em contato com o solo e ocupará suas rachaduras naturais, que são espaços vazios sob a terra, criando assim o que se chama de “mesa d’ água”. Cada folha pode então ter água de diferentes qualidades, e também pode variar o quanto é naturalmente reabastecida por esses fluxos de água ou não.
Tipos de poços de água
Veja então quais são os três tipos de poços de água e as características de cada um:
Simples bem ou caipira
O bem simples é basicamente um furo cavado manualmente no solo até atingir o nível da água. Em seguida, a água é exposta, nesse caso, e para uso é necessário pendurar um cubo por uma corda. Aquele balde continua subindo e descem aquele buraco para encher de água e depois ser levado para a casa. Nesse caso, as pias e outras peças que usam a água precisam ter um reservatório para sempre colocar essa água fora dos cubos.
Além desse trabalho, esse tipo de poço também tem a desvantagem de que a água está suja e contaminada com facilidade, pois ela é totalmente aberta ao ar, recebendo até mesmo a água da chuva, além de ser o nível mais profundo de passagem de água do solo (até 20 m de profundidade). Por isso, não é uma água potável, uma que você pode beber, a menos que você consiga algum tipo de tratamento depois de deixar o poço. A única vantagem do bem simples é então o preço, já que ele é o mais barato de todos. Mas mesmo assim não chega a ser tão barato quanto vale, na maioria dos casos.
Poco Semicrafado
O poço semi-artesão não é deixado em aberto como o simples bem. É um tubo fechado que fica dentro do solo, e precisa de equipamento adequado para montagem. Sua profundidade é de 20 60 metros, dependendo de onde a água está passando no local. Nesse tipo de poço você sempre tem que colocar uma bomba para jogar a água no cano que vai para a casa. Assim você não precisa buscar com o cubo como no eixo simples.
Em termos de limpeza da água, ela depende muito do local, mas a tendência é ser água mais limpa do que a água menos superfície. Principalmente se ficar abaixo de uma parte mais rochosa do chão, ele barra sujeira mais. É preciso então ver quais projetos podem se infiltrar nesse fluxo de água, dependendo de onde ele vem, e também o que ele tem ao redor e qual é a sua profundidade. E a partir disso ele pode ser usado para si mesmo ou não um filtro e mais outros tratamentos.
Little craftsman
O poço artesiano é semelhante ao semi-artesão, mas alcança maiores profundidades, de mais de 60 metros a 2000 metros. A diferença que isso faz é que não só a água sempre limpa à medida que se afasta da superfície até o ponto de não se contaminar com ela. Assim você não precisa de nenhum filtro ou tratamentos. E também não precisa de bombas, geralmente porque a água já vem com mais pressão naturalmente. Mas é o tipo mais caro de bem, por isso não é tão comum.