Arquitetura
Todeschini celebra projetos arquitetônicos em evento proprietário no Masp, em São Paulo | Marcas Parceiras
O fim do ano é um momento de retrospectiva: revisitar conquistas, reconhecer louros e fortalecer parcerias. Nessa toada, a Todeschini, empresa de móveis planejados com mais de 85 anos de mercado, armou um evento para comemorar a trajetória de profissionais aliados. A ocasião, que ocupou o Masp, em São Paulo, no último dia 13, contou com a premiação do programa de relacionamento Todeschini Por, que existe desde 2017 para celebrar o design brasileiro e coroar os melhores projetos arquitetônicos do ano feitos com seus produtos. “A missão é aproximar ainda mais a marca da comunidade de arquitetos e designers. Gerar diálogo, colaboração e reforçar nosso compromisso com a criatividade brasileira”, explica o gerente de marketing Arthur Lerina.

Esta é a primeira edição do programa com um evento exclusivo da premiação. 27 projetos de destaque deste ano ganharam as redes sociais oficiais da marca e, no dia 13, seus autores receberam das mãos dos diretores executivos, José Antonio Mossmann e Marlei Pena Vian, um troféu para simbolizar a conquista. Desse grupo, apenas cinco foram eleitos a partir da análise de um júri especializado para participar de uma viagem ao Salone del Mobile, a maior feira de design do mundo, que ocorre anualmente em Milão, na Itália.
“A imersão no Salone del Mobile conecta os vencedores ao que há de mais avançado no design mundial. Isso amplia repertório, inspira novas narrativas e fortalece o networking internacional, fatores que podem acelerar suas trajetórias profissionais”, analisa Arthur. O júri, composto pelos diretores executivos, pelo arquiteto especialista Felipe Romagna, pelo coordenador de pós-graduação de design de interiores do IED Brasil, Alê Salles, pelo arquiteto e empresário Thales Lucchesi e por Mariana Maran, da OKA Arquitetura, avaliou critérios como criatividade, inovação, impacto visual, soluções de mobiliário, funcionalidade, acabamentos e mais.

“Os vencedores exploraram muito bem texturas naturais, paletas neutras sofisticadas, integração de ambientes e uso inteligente da iluminação. Também notamos uma abordagem consistente de funcionalidade aliada ao aconchego, traduzindo um morar contemporâneo alinhado ao design afetivo”, indica Arthur. Os vencedores foram os arquitetos Carlos Eduardo Mayresse, Hugo Ribeiro, Giovana Munhoz, Maria Fernanda Gevaerd Garcia e Marcela Rossi.

A cerimônia também inaugurou a participação da categoria Novos Talentos, voltada para estudantes e recém-formados, que contou com mais de 60 inscritos. A vencedora foi Júlia Borges Klaumann, da Uniosesc, que projetou o ambiente “Casa Arbo” com produtos Todeschini. O sucesso foi tanto que, a partir do próximo ano, a categoria passa a integrar o concurso de forma definitiva.
O grande prêmio da noite
Além de todas essas emoções, a Todeschini guardou o melhor para o final: um grande vencedor do concurso estampará uma sobrecapa publicitária na Casa Vogue em fevereiro de 2026. Para escolhê-lo, franqueados de diversas regiões do país presentes no evento votaram entre os cinco finalistas. A escolha ocorreu ao vivo e coroou o projeto Saint Remy, do arquiteto Hugo Ribeiro, de Feira de Santana, na Bahia. “Estou muito honrado de estar aqui no Masp representando o Nordeste. Saber que eu era um dos finalistas e ia para Milão já me deixou sem palavras”, comenta ele. Além de mobiliário assinado, sua decoração destaca o uso das melaminas Taiga, Ouro Preto e Barroco – mix de cores e texturas que abrilhanta o espaço.

Para o ano que vem, o concurso promete ainda mais novidades. O gerente de marketing adianta que ele terá um período ampliado, de fevereiro a dezembro, e que as premiações seguirão o mesmo nível de relevância deste ano, já que o compromisso é valorizar o talento e a criatividade dos participantes. Acesse o site oficial para mais informações.
Arquitetura
Apartamento da Casa na Árvore / Projekt V Arhitektura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artisan, Gazzda, Krivaja Homes, Zanat, prostoria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este retrofit sustentável de 100 m², assinado pelo Project V Architecture, transforma um apartamento em Sarajevo — situado em um edifício de pátio da era austro-húngara — em um universo acolhedor e sensorial, construído a partir de materiais naturais. Pensado para uma família jovem, o projeto utiliza revestimentos em madeira de cerejeira, paredes pintadas com argila, bancadas de pedra, cortinas de linho, travertino e um detalhamento minimalista. O elemento mais surpreendente é uma Casa na Árvore infantil, pré-fabricada e sob medida, feita em madeira laminada de abeto. O apartamento evoca uma sensação de atemporalidade, dialogando com a tradição do minimalismo e do modernismo do século XX em Sarajevo, e abriga uma curadoria de artesanato e arte contemporânea da Bósnia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


