TONS TERROSOS-O que eles são e como usar na Decoração

TONS TERROSOS-O que eles são e como usar na Decoração

imagem16-05-2023-04-05-46

As tonalidades terroesas são as cores que remetem à terra, basicamente. Mas o que isso significa, na prática?

Paleta de tons terrosos

Como a terra pode ter uma variação de tonalidades muito grande, os tons terrosos também podem ser vários.

Em geral, algumas cores que se encaixam nessa nomenclatura de tons terroticos são marrom, khaki, caramelo, mostarda, terracota, bege, palha, dour, ochre, cobre, coral, coral.

cores de terra

E todas essas cores em várias intensidades, mas sempre em tons mais secos, não muito marcantes. Porque a terra em si, mesmo quando é laranja, por exemplo, não é uma laranja “laranja”, e se uma laranja puxando em direção ao marrom. O mesmo acontece com o amarelo ou avermelado também, nesse caso.

paleta tons terrosos

Até mesmo alguns tons de verde acabam sendo incluídos nesta paleta de cores, muitas vezes. Mas não exatamente fazendo referência à terra, ao solo, e sim à natureza como um todo, nesse caso as plantas. E de qualquer maneira o verde combina bem com os outros tons dessa paleta, então você pode usá-lo junto sem nenhum problema.

Dicas para decorar com tons terroose

Analise então algumas dicas para usar essas cores que remetem à terra na decoração dos ambientes:

Efeito dos tons terroose na decoração

Ao se referir à natureza e ser cores não muito achatados, os tons termorosos criam um sentimento aconchegante. Dependendo da cor específica, o ambiente pode se tornar mais alegre ou mais discreto, por exemplo, mas esse sentimento de recepção e conforto é o efeito comum de todos os tons terrosos.

imagem16-05-2023-04-05-48

Efeito de cada cor

Mas cada cor, então, pode ter outro efeito que se adiciona a este sentimento de aconchego. As cores mais vibrantes entre esses tons, como laranja, brotoada ou mostarda, por exemplo, criam um efeito mais marcante. Ou seja, deixam a decoração com mais impacto visual.

imagem16-05-2023-04-05-49

Já as cores mais neutras, como areia, bege, palha ou nude, por exemplo, deixam a decoração mais discreta, com um visual mais claro. E o marrom segue essa mesma linha, já que não é uma cor de impacto, mas como é mais escuro, é um pouco menos leve, servindo melhor para criar contrastes e não como uma cor base no ambiente.

imagem16-05-2023-04-05-51

Mixes of color terross

Em teoria, todas as cores terradas combinam umas com as outras. Mas para que a decoração fique equilibrada, é interessante criar contrastes. Em seguida, os tons mais leves melhoram com os mais escuros, e os mais suaves com os mais vibrantes.

imagem16-05-2023-04-05-53

Se duas cores estiverem presentes em grande número, então, criando a base do ambiente, é melhor que uma para ser uma areia e a outra um marrom para deixar tudo em laranja escuro e marrom escuro demais, por exemplo. Já se a base for mais clara, em uma cor, as outras podem ser usadas livremente para criar pontos de particular importância.

imagem16-05-2023-04-05-55

Mas sempre lembrando de manter tudo mais ou menos propagando, ou seja, não ter cada cor em um canto, e se distribuída pelo ambiente.

Veja aqui para mais dicas do arquiteto para construir, Restaurar, ou decorar sua casa.

Ajuda do site

imagem16-05-2023-04-05-57

Veja também:

Dicas de Construção