Grandes Obras

Turquia interrompe comércio com Israel até cessar-fogo permanente em Gaza

Turquia interrompe comércio com Israel até cessar-fogo permanente em Gaza


A Turquia não retomará o comércio com Israel, no valor de cerca de 7 bilhões de dólares por ano, até que um cessar-fogo permanente seja assegurado em Gaza, com ajuda humanitária sem impedimentos para os palestinos, disse seu ministro do comércio nesta sexta-feira (3).

A atitude intransigente de Israel e o agravamento da situação em Gaza levaram a Turquia a interromper o comércio, disse Omer Bolat em um discurso em Istambul, enquanto anunciava números comerciais de abril.

A decisão da Turquia, anunciada na noite de quinta-feira, fez dela o primeiro dos principais parceiros comerciais de Israel a interromper as exportações e importações durante sua campanha militar em Gaza.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, criticou a ação do presidente turco, Tayyip Erdogan, dizendo que ele quebra acordos comerciais internacionais e agiu “como um ditador se comporta”.

O grupo militante Hamas, que controla Gaza, elogiou a decisão como corajosa e favorável aos direitos palestinos.

No mês passado, a Turquia restringiu as exportações de aço, fertilizantes e combustível de avião entre 54 categorias de produtos sobre o que disse ser a recusa de Israel de permitir que Ancara participasse de operações de ajuda aérea para Gaza.

Todo o comércio restante, que totalizou US $5,4 bilhões em exportações turcas e US $1,6 bilhão em importações israelenses no ano passado, agora será interrompido.

As principais exportações turcas para Israel são aço, veículos, plásticos, dispositivos elétricos e máquinas, enquanto as importações são dominadas por combustíveis em US $634 milhões no ano passado, mostram dados comerciais turcos.



Fonte: CNN Brasil

administrator

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *