A prefeitura de São Paulo anunciou a extensão da vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam o imunizante. Anteriormente, o público-alvo era a faixa etária de 9 a 14 anos.
Os jovens entre 9 e 14 anos continuam a receber a vacinação conforme o esquema original, agora alterado para uma dose única em vez de duas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3).
A coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Mariana de Sousa, explicou que estudos indicam que uma dose da vacina pode oferecer proteção equivalente a duas ou três doses, além de simplificar a logística de vacinação.
Essa mudança segue orientações do Ministério da Saúde, alinhadas com as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
A vacina contra o HPV protege contra os quatro tipos do papilomavírus humano associados à maioria dos casos de câncer de colo do útero, além de outros cânceres e verrugas genitais.
Mariana também mencionou que equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão busca ativa por jovens não vacinados e promoverão a vacinação em escolas.
Estima-se que 825 mil pessoas na faixa etária de 9 a 14 anos e 1,5 milhão na faixa etária de 15 a 20 anos sejam elegíveis para a vacinação na capital. A vacina também está disponível para homens e mulheres imunossuprimidos de até 45 anos e para vítimas de violência sexual.
* Sob supervisão
Compartilhe: