O presidente Lula (PT) defendeu o ministro Alexandre Padilha (PT), responsável pela articulação política do governo, e disse que o manterá “só de teimosia” no comando da Secretaria de Relações Institucionais, um dia após ataques do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
“Só de teimosia o [Alexandre] Padilha vai ficar por muito tempo nesse ministério, porque não tem ninguém melhor preparado para lidar com a diversidade dentro do Congresso Nacional”, afirmou Lula nesta sexta-feira 12, durante uma solenidade em São Paulo.
Lula comparou o cargo ocupado por Padilha a um matrimônio. “Nos primeiros seis meses, é como um casamento, nos primeiros seis meses de casamento é tudo maravilhoso. Então, o que acontece é que chega um momento em que começa a cobrar.”
Na quinta-feira, Lira chamou Padilha de “incompetente” e disse que ele é seu desafeto pessoal. A relação entre eles é marcada por tensão. O presidente da Câmara, por exemplo, já chegou a sugerir a demissão de Padilha e atribuiu a ele a culpa por dificuldades enfrentadas pelo governo na construção de uma base de apoio no Congresso.
(Matéria em atualização)