Vendas de imóveis 100% digital: como estimular a prática na empresa?

Vendas de imóveis 100% digital: como estimular a prática na empresa?

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Em um mundo onde a inteligência artificial já domina grande parte dos processos comerciais, ser digital não é mais uma opção de diferenciação: é estratégia de sobrevivência. 100% vendas de imóveis digitais, nesse sentido, vem ganhando notoriedade e sendo percebida como uma estratégia que pode, de fato, mudar o rumo de uma incorporadora. 

E isso não é um fenômeno exclusivo para grandes empresas do ramo. O processo de digitalização é uma realidade que atingiu desde a maior até as mais tímidas organizações imobiliária, o que muita coisa tem a ver com o novo perfil de público consumidor. 

Quer saber mais sobre o assunto? Follow up the article!

Consumidor digital: quem é?

Você já deve ter ouvido falar do consumidor digital. E eu posso apostar que, pelo menos por um instante, o que passou na sua cabeça foi um jovem altamente tecnológico. Para bem, esse alguém pode bastante representar o perfil de um consumidor digital. Mas você se engana se acha que isso é tudo. 

Um consumidor digital não é apenas aquele jovem adulto que nasceu e cresceu sob a tutela dos touchões. Um empreendedor com seus trinta e poucos anos, por exemplo, também pode ter uma jornada altamente digital. Veja como:

Vamos supor que este empreendedor tenha obtido recentemente uma promoção. Agora, ele quer aumentar o seu padrão de vida trocando o imóvel atual por um maior, mais confortável e luxuoso. Ele pode visitar um portal de imóveis, entrar em contato direto com um corretor de imóveis via WhatsApp ou simplesmente jogar no Google: imóvel à venda na região X.

Você viu? Essa liderança está pedindo para ser prospectada, mas não de forma alguma: ela quer uma jornada prática, moderna e, acima de tudo, digital. Você não acredita nisso? Então vamos ver do que os dados estão falando:

  • Pesquisa revela que 97% das pessoas declararam aumento no volume de compras por meios digitais em 2021 (MOB INC, de acordo com o portal Mercado & Consumo)
  • As conexões móveis (uso de internet por celular) já quantificam 97% da população total no Brasil de acordo com estudo (Somos Social e Hootsuite, em G & M News)
  • Para quase 13% dos entrevistados, o consumo digital representou mais de 70% do volume de compras em 2021 (MOB INC, de acordo com o portal Market & Consumption)
  • O e-commerce ganhou quase 6 milhões de consumidores nos últimos anos (Folha de S. Paulo)
  • De acordo com a plataforma NeoTrust, 2020 contabilizados 301 milhões de compras online realizadas por brasileiros, um aumento de 68,5% em comparação com 2019 (Resultados Digitais)
  • Na mesma pesquisa acima, percebeu-se que a idade média desses consumidores é de 37 anos. 

São vendas de imóveis 100% digital já uma realidade?

Vamos em breve para que interesses: sim, as vendas digitais já são uma realidade para o mercado imobiliário. Certo, mas o que eu quero dizer com isso? 

Quando eu falo de vendas de imóveis 100% digitais, eu não quero dizer que seu cliente vai comprar com “apenas um clique” (por enquanto). Efetivamente, o que isso significa é que, ao longo de seu funil de vendas, seu cliente potencial terá subsídios digitais para concluir a compra com mais facilidade.

E isso vai do pré para pós-vendas. A ideia é que, em todos os momentos, possa otimizar sua trajetória de compra digitalmente e, assim, diminuir o ciclo de compras e aumentar o índice de satisfação com sua incorporadora. 

Mas o que dizer de todos os processos “presenciais” que a venda imobiliária exige?

É aí que está o famoso “pulo de gato”, meu amigo. Você não pode e nem deve desistir dos processos que fazem do seu incorporador o que ele é. O que se deve fazer é adaptá-las à nova realidade de mercado.

Doar isso é mais simples do que parece. Vamos falar aqui sobre as atividades presenciais mais comuns dentro do setor. 

  • Visita a imobiliária: em um primeiro momento, parece impossível vender um imóvel sem antes levar o cliente para a famosa turnê. Ora, é para isso mesmo que eles sirvem os passeios virtuais. Com uma boa câmera de vídeo, uma gravação em 360º ou até mesmo um videochamada, você forja o cliente pelo local quantas vezes ele precisar.
  • Contrato de assinatura: sim, já existe uma validade moderna e legal para o processo de assinatura. Assinaturas eletrônicas são formas práticas de se cadastrear assinatura e rubric, assinar em qualquer aparelho e devolver o contrato em questão de minutos. Ou seja, um processo que antes levava semanas, hoje pode ser feito em poucas horas.

Aplicando as vendas de imóveis 100% digitais para sua empresa

Até aqui, você já conseguiu captar algumas ideias bacanas do que fazer para tornar sua jornada de vendas de imóveis mais digital. No entanto, o que faremos agora é aprender como torná-lo completamente digital. É claro que isso é um processo que requer tempo e adaptação, tanto de suas equipes, quanto do próprio cliente. 

Então, vamos por partes. Para entender como digitalizar suas vendas, é importante entender, afinal, a qual etapa da venda cada recurso digital se reúne. 

Pré-sale 100% digital

Nós começamos por pré-venda. Você já sabe que esta é a parte que contempla a maior parcela de um funil de vendas. Top, com a prospecção, Metade, com a qualificação, e o início de Passo Fundo, com a apresentação da proposta. 

Via de regra, a jornada imobiliária tem a seguinte pré-venda:

  • Captação de leads
  • Qualificação de leads
  • Lead Approach
  • Proposta de Apresentação

A pergunta que resta é: como fazer esses passos 100% digital dentro da minha incorporação? É isso que eu vou explicar a vocês agora. 

A captação e a qualificação, por exemplo, podem ser realizadas com o auxílio das ferramentas de automação e assistência virtual

Sua incorporadora pode criar ebooks, blogposts, planilhas e outros materiais de interesse do público, disponibilizá-los em landing pages e solicitar dados como nome, e-mail e telefone em troca do conteúdo para contato posterior.

Além disso, você pode fazer uso dos chatbots, ou assistentes virtuais, no site e blog da empresa. Isso trará mais clareza para a comunicação em tempo real do seu cliente com a incorporadora. Além disso, a ferramenta poupa o tempo da equipe com metrificação de novos contatos, já que o próprio chatbot pode lançar automaticamente a liderança no funil. Mas é importante deixar claro: isso só acontece se você usar um CRM integrável. 

Venda 100% digital

Nós então contamos para o tão esperado momento da venda. 

Algumas soluções, como o uso de assinaturas eletrônicas, já foram pontuadas aqui. Mas ainda há outras formas de fazer negócios digitalmente dentro do mercado imobiliário. Para isso, é importantand entender os principais passos da venda. 

  • Real essimulação de tate
  • Análise de crédito
  • Apresentação de proposição
  • Assinatura de contrato

Tanto a simulação imobiliária quanto a análise de crédito podem ser feitas digitalmente. Muitos sites já oferecem opções gratuas de simuladores de imóveis. Ainda assim, para uma simulação mais aprofundada, pode-se utilizar o simulador do seu próprio CRM. 

A análise de crédito, por sua vez, pode ser facilmente conduzida por meio de sistemas como, por exemplo, o Serasa Experian. Os dados são enviados para o correspondente bancário e retornados digitalmente, sem custos de transporte ou grandes esperas. 

Sobre os dois últimos tópicos, vale a pena reiterar: os tours virtuais são ótimas maneiras de apresentar sua proposta, enquanto que a assinatura eletrônica permite o fechamento de vendas tranquilas, modernas e digitais. 

Post-sales 100% digital

Por último, falamos sobre o after-sales. Esse é o passo que ganha notoriedade quando o assunto é digitalização. Um pós-venda digital potencializa suas chances de referenciamento e recompra, pois experiência do cliente é um foco para o novo consumidor. 

Post-sales, via regra, é constituída de:

  • Chamada
  • Assistência técnica
  • Visita e pesquisa
  • Pesquisa

Para cada um deles, uma solução digital é feita presente. 

Na escuta, por exemplo, os assistentes virtuais novamente atuam. É importante que haja uma comunicação rápida e em tempo real com o cliente da sua incorporadora. Se ele tiver um problema que o chatbot não pode resolver sozinho, o contato será transferido para uma equipe e, assim, será poupado tempo e recurso da equipe. 

Assistência técnica e visita e vistoria, por outro lado, exigem que o contato pessoal aconteça. Para isso, alguns CRMs entregam a funcionalidade do Portal do Cliente, que permite a abertura de pedidos e solicitações on-line. 

Finalmente, as pesquisas também não precisam mais ser feitas por telefone, uma vez que isso resulta em tempo gasto para o cliente e informações perdidas para você. Por e-mail, por exemplo, seu cliente pode receber suas pesquisas e respondê-las prontamente enviando-as o mais rápido possível. 

Como saber se o meu incorporador é digital?

Talvez a sua empresa tenha uma turpeta na digitalização. É possível que ela já utilize alguns artifícios como site oficial, presença nas redes sociais, automação por e-mail e outros. Mas o problema real é entender, de fato, o grau de maturidade desse processo. 

Para isso, há as pesquisas de digitalização. Eles têm como objetivo analisar o cenário de sua incorporação com base em suas respostas e destiná-los um número de 0 a 3, sendo que 0 representa o estágio preliminar (ou inexistente) e 3, o estágio maturado (ou potente) de digitalização comercial. 

Você pode descobrir o grau de maturidade digital de seu incorporador, urbanizador ou construtor neste Diagnóstico de Digitalização elaborado pelo grupo CVCRM. 

Se você acompanhou este artigo até o fim, muito obrigado! Desejo muito sucesso em vendas e um ótimo ano para a sua empresa.

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A partir da prospecção de leads para pós-vendas, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do CVCRM-Sales Builder.

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