- Área:
5236 m²
Ano:
2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um testemunho espetacular das raízes escocesas de seu fundador John Lewis Brown, o emblemático château de estilo Tudor do Cantenac Brown o torna uma das propriedades mais notáveis dos Grands Crus classificados de 1855. Ovelhas escocesas reinam supremas em seu vasto parque. Os 75 hectares de vinhedos que cercam o château estão espalhados pelos prestigiados planaltos de Margaux e Cantenac, oferecendo um vinho equilibrado entre carne e tensão: encorpado e aveludado. Após a aquisição do Château Cantenac Brown em 2019, Tristan Le Lous tornou-se o guardião desse patrimônio, prometendo preservar os altos padrões e a qualidade da propriedade. Um projeto futuro foi assim revelado: a construção de uma adega de terra e madeira não tratada.
Philippe Madec, arquiteto pioneiro na ecoconstrução, projetou uma adega construída com terra e madeira maciça não tratada, ultrapassando os limites das práticas ambientalmente responsáveis. Apenas materiais naturais, não tratados e de origem biológica da região da Aquitânia foram usados, com o objetivo de alcançar uma pegada de carbono líquida zero. Não foi utilizado cimento Portland na construção. As paredes da adega foram construídas aplicando a antiga técnica de construção de terra compactada, oferecendo um desempenho ambiental excepcional. A terra foi comprimida diretamente no Château para formar as paredes deste volume único. Para garantir a integração harmoniosa com o ambiente do Château e dos vinhedos, os edifícios existentes foram reabilitados de acordo com três objetivos: preservar a arquitetura histórica, proteger a paisagem natural e evitar a degradação do solo. A inércia térmica da adega fornecida pela terra evita a necessidade de ar-condicionado. O poder da terra assim oferece a atmosfera perfeita, em termos de temperatura e níveis de umidade, para a estabilidade e envelhecimento dos vinhos em barris sem necessidade de consumo de energia. “O que eu amo na abordagem de Philippe Madec é o conceito de frugalidade feliz; fazer melhor com menos”, explicou Tristan Le Lous.
“Tivemos muita sorte de poder vinificar nosso vinho pela primeira vez em nossa nova adega em 2023. Temos 70 tanques variando em volume que nos permitem vinificar cada parcela individualmente e no momento ideal. Nossa sala de tanques alimentada exclusivamente por gravidade nos dá tempo para infundir e extrair suavemente, preservando a integridade da fruta e dos vinhos. A equipe está indiscutivelmente animada”. José Sanfins, Gerente do Château Cantenac Brown. Da videira à garrafa, tudo foi projetado para preservar os aromas da fruta e do vinho, com pequenas caixas para coletar as uvas, pequenos tanques para mover as bagas por fluxo gravitacional e o uso de tanques elevados. A gravidade é a única força usada para transferir as uvas e o vinho, evitando que as cascas sejam danificadas e os sucos oxidem. Os aromas e taninos são extraídos de forma perfeitamente controlada. A sala de tanques, com seus 70 tanques cônicos, garante um trabalho preciso. Dessa forma, cada porção é colhida quando atinge a maturidade e os processos de vinificação e extração de aroma separados são adaptados a cada uma delas.
A nova adega também foi projetada para acomodar duas colheitas nas melhores condições de maturação, com os vinhos envelhecendo pacificamente dentro das paredes de terra de um metro de espessura. A terra é o único material de construção que regula naturalmente os níveis de umidade do ar ambiente. As paredes de terra com um metro de espessura (compreendendo 55 cm de terra compactada, 25 cm de isolamento de cortiça, uma cavidade de 5 cm e 15 cm de tijolos de terra comprimida) também oferecem uma inércia térmica excepcional, permitindo que a adega mantenha uma temperatura ideal por meio do uso de trocadores de calor ar-terra que não requerem consumo de energia. No centro do projeto arquitetônico está o trabalho do homem. Esta criação cumpre nosso compromisso com uma maior responsabilidade ambiental baseada em três pilares: economia, meio ambiente e sociedade.
O Cantenac Brown possui o maior espaço de colheita já construído na região de Bordeaux. Esta área coberta, no coração da nova construção, está estrategicamente posicionada entre a sala de tanques e a adega e protege os colhedores das uvas das temperaturas cada vez mais quentes do verão. Da sala de tanques, um local de atividade diária, nossos trabalhadores desfrutam de uma vista magnífica da propriedade. A luz do sol alcança as profundezas da sala graças ao trabalho meticuloso de seu forro plissado e beirais salientes, garantindo uma luminosidade predominantemente natural. A adega está situada sob uma abóbada de madeira maciça, calculada de acordo com a proporção áurea da sequência de Fibonacci. Na penumbra da luz filtrada, acalmada pelo silêncio e pela temperatura fresca da terra, este é um lugar de espera. O silêncio ambiente foi a maior surpresa para a equipe quando usou a nova instalação pela primeira vez. Entrar na nova adega do Cantenac Brown é como entrar em um templo.