Arquitetura
1 em cada 3 compradores pagaria mais por imóvel com certificação ambiental, diz pesquisa | Um só planeta
Realizada pela empresa de inteligência de mercado Offerwise, a pesquisa ouviu 1.010 pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre na segunda quinzena de junho, com amostra representativa dos moradores das capitais. “A disposição em investir mais por imóveis sustentáveis mostra que já existe uma demanda relevante e consistente por habitações mais eficientes e alinhadas com preocupações ambientais”, avalia Fabio Takahashi, gerente de dados da Loft.
Segundo Fábio Takahashi, o apelo financeiro, a segurança e o conforto são os principais fatores que levam os entrevistados a buscarem imóveis com certificação ambiental. “A pesquisa mostra que o apelo financeiro é o principal fator de valorização, com 81% dos entrevistados citando a economia na conta de luz como razão para adotar energia solar”, comenta. Por outro lado, o desejo de contribuir com o meio ambiente aparece em segundo lugar no ranking (47%), mostrando uma conscientização crescente da população.
A falta de informação, inclusive, apresenta-se como o maior desafio: 46% dos entrevistados afirmam precisar de mais dados para decidir pagar mais por um imóvel com certificação ambiental. Além disso, ainda existe uma parcela considerável (24%) que ainda priorizaria o preço do imóvel em detrimento de suas características sustentáveis. Para completar, “o interesse é concentrado em algumas capitais, o que limita a viabilidade da adoção em larga escala sem incentivos ou ajustes de produto”, avalia Fábio.
Fonte: Casa Vogue