Conecte-se conosco

Arquitetura

10 plantas que trazem boas energias para decorar a casa em 2026

Publicado

sobre




Apostar em plantas em vasos, com folhagens exuberantes e até flores, é uma excelente resolução de Ano Novo — e também uma forma muito produtiva e alegre de atrair boas energias e começar um hobby novo.
Além de contribuírem para a sensação de bem-estar dentro de casa, muitas espécies, segundo diversas crenças e filosofias, são associadas à sorte, prosperidade e leveza. A seguir, listamos 10 plantas para apostar em 2026 e viver um ano novo de boas vibrações.
Bambu-da-sorte
Bambu-da-sorte
Getty Images
Nativo da África, o bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) simboliza prosperidade no Feng Shui. Versátil, ele pode ser cultivado na água ou na terra, desde que receba luz indireta e regas frequentes. Também prefere ambientes sem correntes de ar e temperaturas amenas. Para mantê-lo sempre saudável, vale limpar as folhas e borrifá-las nos dias mais quentes.
Azaleia
Azaleia
Getty Images
Com flores delicadas e coloridas, a azaleia (Rhododendron simsii) traz renovação ao ambiente e carrega significados positivos em várias culturas. No Japão, por exemplo, é comum presentear recém-casados, grávidas e pessoas adoentadas em recuperação como gesto de bons desejos. Ela se adapta bem a vasos em locais frescos, com meia-sombra e temperatura amena. Precisa de umidade constante, com regas diárias, mas sem encharcar.
Zamioculca
Zamioculca
Getty Images
Conhecida pelas folhas brilhantes, a zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) é uma das espécies associadas à prosperidade e boas energias no Feng Shui. É extremamente adaptável e prefere luz indireta e regas espaçadas, já que não tolera solo constantemente úmido. Em dias secos, borrifar água nas folhas ajuda na hidratação.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
Dinheiro-em-penca
Dinheiro-em-penca
Getty Images
Muito usada como planta pendente, dinheiro-em-penca, ou tostão (Callisia repens), é delicada, rasteira e cresce rápido. No Feng Shui, a sua presença costuma ser associada à fartura e à abundância – algo revelado pelo seu nome sugestivo. É uma planta que prefere meia-sombra e solo úmido, com regas a cada dois dias, sempre evitando o excesso de água. Pode ser cultiva em canteiros ou usada como forração.
Espada-de-São-Jorge
Espada-de-são-jorge
Getty Images
Clássica nas casas brasileiras, a espada-de-são-jorge (Dracaena trifasciata) é a queridinha dos pais de plantas porque é muito fácil de cuidar. Ela tolera desde ambientes iluminados até locais com menos luz e precisa de poucas regas. No Brasil, é considerada uma planta de proteção, capaz de afastar energias negativas e reforçar a sensação de segurança no lar. Por isso, é uma presença poderosa e simbólica dentro de casa.
Planta Jade
Planta Jade
Getty Images
A planta jade (Crassula ovata) é uma suculenta africana famosa pelas folhas arredondadas que lembram moedas. Adapta-se bem ao sol direto ou à meia-sombra, podendo viver tanto em áreas externas quanto internas bem iluminadas. Como suculenta, ela precisa de regas moderadas – ou seja, as raízes jamais devem ficar encharcadas. Além de ser muito decorativa, esta espécie é chamada de planta da amizade e é ligada à prosperidade e à sorte no Feng Shui.
Lírio-da-paz
Lírio-da-paz
Getty Images
Com flores brancas, o lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) transmite serenidade e, para o Feng Shui, está associado à harmonia. Deve ser posicionado em ambientes claros, sem sol direto, e cultivado em solo sempre úmido, porém não encharcado. Gosta de temperaturas amenas entre 15 ºC e 25 ºC. É uma ótima planta para purificar o ar dentro de casa.
Planta jiboia
Jiboia
Getty Images
A jiboia (Epipremnum pinnatum) é resistente e versátil: pode ser usada em vaso como planta pendente, trepadeira ou até para cobrir muros e paredes. Dentro de casa, adapta-se bem à luz indireta e prefere solo levemente úmido. É conhecida por purificar o ar e, segundo crenças populares, absorver energias densas, funcionando como um filtro que transforma vibrações negativas e ajuda a manter o clima do lar mais leve e protegido.
Babosa
Aloe vera
Getty Images
A babosa (Aloe vera) é famosa por suas propriedades medicinais, sendo muito usada em cosméticos. Como é uma suculenta, ela gosta de bastante sol direto e de regas moderadas, além de ser altamente resistente. Sua adaptabilidade faz dela uma planta-amuleto no Feng Shui, associada à limpeza, à cura e à proteção energética.
Estrelícia
10 plantas que trazem boas energias para decorar a casa em 2026
Getty Images
Com flores exóticas e cores vibrantes, a estrelícia (Strelitzia reginae) cria impacto imediato em qualquer ambiente. Pode atingir até 1,20 metro quando bem adubada e prefere o cultivo ao sol pleno, com boa ventilação, além de ser resistente ao vento. No Feng Shui, simboliza sucesso, romance e fidelidade. Ela é ótima também para arranjos florais e pode ser usada como flor de corte.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Revistas Newsletter



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquitetura

Casa Las Margaritas / Trópico Arquitectura

Publicado

sobre


Casa Las Margaritas  / Trópico Arquitectura - Imagem 2 de 23Casa Las Margaritas  / Trópico Arquitectura - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Las Margaritas  / Trópico Arquitectura - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa Las Margaritas  / Trópico Arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Mesa, Iluminação, Cadeira, VigaCasa Las Margaritas  / Trópico Arquitectura - Mais Imagens+ 18