Arquitetura
5º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular | ArchDaily Brasil

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da USP, o Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá, o Grupo de Pesquisa Arquivo, fontes e narrativas: entre arquitetura, cidade e design, o 216 – Patrimônio cultural, história e crítica, QUALICON – Qualidade e Desempenho no Ambiente Construído, LabIndus – Laboratório da Industrialização e Labdias – Laboratório de Estudos de Cultura, Cidade e Diáspora tem o prazer de convidar profissionais, pesquisadores, mestres artífices, detentores de saberes tradicionais e demais interessados para submissão de trabalhos para o 5o Seminário de Arquitetura Vernácula/Popular, a realizar-se de 08 a 11 de junho de 2026. Com uma tradição de estudos na área iniciados na década de 1970, mobilizada no presente pela democratização do acesso à Universidade, a FAU-USP assiste à retomada e à crescente ampliação de interesse e assimilação de novas perspectivas sobre os diversos processos da arquitetura vernácula e popular.
O seminário espera dar seguimento aos debates iniciados em 2016 com a primeira edição, Arquitetura Popular: a Salvaguarda dos Saberes Tradicionais, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Arquitetura Popular: espaços e saberes (ARQ POP). Realizado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), este primeiro seminário chamou atenção para a urgência do registro e da salvaguarda dos saberes construtivos tradicionais e para as ações de conservação e restauração de edificações históricas dentro do registro popular e tradicional, ainda sem mencionar o vernacular. O 2º Seminário sobre Arquitetura Vernácula: Patrimônio e Sustentabilidade (2019), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a condução do Grupo de Pesquisa Vernaculum, confirmou a crescente demanda por um espaço de interlocução em torno do tema, introduzindo o termo vernacular em sua articulação com os temas do patrimônio e da sustentabilidade. Realizado pela UFBA e UFMG, em formato remoto, o 3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular (2021) uniu as designações mais recorrentes a esse universo no título do evento, considerando a importância de ampliar a adesão a esse campo de estudos e a máxima inclusão de interessados, a incorporação a outras reflexões e experiências internacionais. Na Universidade Federal Fluminense (UFF), com a organização do Grupo de Pesquisa A Cidade como Documento da História Urbana, ocorreu o 4o. Seminário Brasileiro de Arquitetura Vernácula Popular: Tradição e Contemporaneidade (2024) que colocou em debate as permanências e rupturas em perspectiva, buscando ampliar o alcance nacional dos debates.
O 5º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular dá seguimento a esta intenção, reunindo de modo presencial, agora em São Paulo/SP, todas as pessoas interessadas no tema do evento, em especial nos debates sobre as matrizes, os processos de apropriação e as especificidades regionais da arquitetura vernácula/popular não só nacional, mas também considerando a aproximação a outras reflexões e experiências latino-americanas. Seu objetivo é o de conhecer, discutir e divulgar os resultados de pesquisas, registros, linguagens, projetos e técnicas construtivas, além de mapear e debater os avanços conceituais do campo a partir de cinco eixos temáticos:
Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando “Enviar um evento”. As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.
Arquitetura
Casa Fonte Velha / Martins Pimenta – Arquitetura e Construção

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Matosinhos, a Casa da Fonte Velha é resultado de uma abordagem cuidadosa para criar um lar familiar contemporâneo que valoriza a convivência. Este projeto, destinado a um casal jovem com três filhos, enfoca a harmonia entre os espaços de convívio e a facilidade de receber amigos e familiares.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa GC / Estúdio Naia

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
706 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Alwitra, Lumini, ZM Pedras Brasil, Zildemar Marmoraria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa CG se integra à natureza e abraça a árvore central do terreno. Residência no interior paulista aposta em blocos funcionais, integração social e estética inspirada no modernismo contemporâneo brasileiro. Localizada em um terreno de esquina com 5.051m², repleto de árvores e marcado por um aclive que se abre para a vista de um vale, a Casa GC foi concebida como um refúgio de fim de semana para receber amigos e familiares. Projetada pelo Estúdio Naia, a residência teve como premissa preservar a vegetação existente, em especial uma grande árvore no centro do lote, que acabou se tornando protagonista do projeto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cabana Vermelha / Wiki World + Advanced Architecture Lab

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Vermelha é um projeto experimental do “Merryda Wiki World • Secret Camp”, localizado dentro de uma floresta de metasequoia habitada por aves migratórias, onde mais de uma dúzia de casas na árvore estão discretamente aninhadas. A cliente é uma senhora que também é dançarina e espera que o Wiki World possa personalizar uma cabana de férias na floresta. Este projeto também faz parte da iniciativa “Escola de Construção Wiki”, co-construindo com a natureza, representando mais uma tentativa da nossa equipe de explorar a diversidade dos espaços de vida.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


