Arquitetura
Como higienizar frutas corretamente? | Smart
Para uma dieta balanceada e saudável, é necessário incluir frutas variadas na alimentação. Porém, é igualmente importante higienizá-las corretamente antes de consumi-las. Isso porque, antes de chegar até a sua casa, elas entraram em contato com diferentes superfícies – mãos, caminhão, cestos e até o chão –, o que pode levar à contaminação por bactérias, vírus, parasitas, fungos e sujeira.
“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a higienização correta reduz significativamente a carga microbiana nos alimentos, prevenindo doenças transmitidas por alimentos (DTAs), como salmonelose e giardíase”, explica a nutricionista Roberta Pieri, especialista em fitoterapia e gastroenterologia.
Confira como deve ser feita a higienização das frutas e as principais dúvidas sobre o tema:
Como higienizar frutas em casa?
Os cuidados começam antes mesmo de chegar em casa: no mercado, escolha frutas sem danos e com boa aparência. Depois, siga o passo a passo ensinado pela nutricionista Roberta Pieri:
- Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para seu projeto
- Lave-as em água corrente para remover terra e sujeiras visíveis;
- Prepare uma solução desinfetante usando 1 colher de sopa de água sanitária (2–2,5 % hipoclorito de sódio) para cada litro de água;
- Deixe as frutas de molho na solução de 10 a 15 minutos;
- Enxágue em água corrente para eliminar quaisquer resíduos químicos;
- Seque as frutas com papel toalha ou uma secadora de saladas;
- Armazene em um recipiente limpo e seco – preferencialmente de vidro ou plástico livre de BPA – na geladeira.
É necessário higienizar frutas que são consumidas sem casca?

Apesar de demandarem um processo menos rigoroso, sim, é necessário higienizar até as frutas que são consumidas sem casca, como a banana ou a laranja. “Elas devem ser lavadas antes de serem descascadas, para evitar contaminação cruzada entre os utensílios ou as mãos e o alimento”, afirma a especialista.
Roberta Pieri ainda alerta: “Mesmo frutas orgânicas devem ser higienizadas, pois agrotóxicos não são os únicos contaminantes das frutas. A contaminação ambiental e microbiológica está presente em qualquer produção, seja orgânica ou não”. Além disso, lave as frutas apenas antes de consumi-las – no caso das que ficam fora da geladeira, como banana, mamão e abacate – ou armazená-las na geladeira, para evitar a recontaminação.
Frutas com casca rugosa precisam de atenção especial?

Frutas com casca rugosa, como o abacaxi e o melão, precisam de cuidados especiais, já que suas ranhuras facilitam a aderência de sujeira e microrganismos. Neste caso, Roberta aconselha o “uso de escovinhas com cerdas macias e lavagem sob água corrente antes da sanitização”.
E as frutas mais delicadas?

Frutas mais delicadas, como o morango e a amora, precisam ser higienizadas apenas no momento do consumo. Para isso, devem ser submersas em solução sanitizante por 10 minutos e enxaguadas delicadamente – não há a necessidade de esfregá-las. Depois, armazene em um recipiente limpo e seco na geladeira.
Podemos usar vinagre, bicarbonato de sódio ou outros produtos na higienização?
Segundo a especialista, o vinagre e o bicarbonato de sódio possuem ação limitada contra microrganismos. “Estudos, como o publicado no Journal of Food Protection, mostram que soluções com hipoclorito de sódio (NaClO) ou produtos sanitizantes específicos para alimentos são mais eficazes. O vinagre pode ajudar na remoção de resíduos, mas não substitui um sanitizante aprovado”, completa.
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


