Arquitetura
Edifício Arica / K+M Arquitectura y Urbanismo

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
900 m²
Ano:
2021
Fotografías:Juan Solano, Renzo Rebagliati, K+M
Fabricantes: Atlas Schindler, Casa Rosselló, KERLITE – ARTCO, Meglio , Rotonde, Teka

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas condições atuais da economia de mercado, onde se busca a maximização da área construída em detrimento do vazio compartilhado da rua, nós arquitetos nos deparamos com uma margem de ação reduzida. Dentro dessas lógicas, os espaços de ação para melhorar a rua são marcados pelos poucos metros da fachada e seu recuo. Por isso, é nesses espaços que devemos fazer o impossível para criar uma sensação de abertura e acessibilidade nos espaços privados, oferecendo intimidade aos moradores sem negar a relação com o bairro e a cidade.


O projeto para uma habitação coletiva multifamiliar em Miraflores responde diretamente às necessidades dos clientes (quatro famílias jovens) em busca de um apartamento flexível e, indiretamente, às necessidades da cidade atual de Lima, que deve oferecer espaços de intercâmbio em seu núcleo básico comunitário de convivência cotidiana, bem como espaços de encontro com seus vizinhos.

O projeto consiste em um edifício de habitação multifamiliar de 4 andares (uma moradia por andar), um semi-subsolo de estacionamentos, um subsolo de serviços e depósitos, e um terraço de uso comum. O primeiro andar (+1.50m) contém o lobby do edifício com mobiliário para o porteiro, o elevador que conecta todos os níveis e a escada do edifício que se desenvolve desde o primeiro andar até o terraço.

Do lobby, tem-se acesso ao Apartamento Nº1, que compreende uma unidade de 90m². O segundo, terceiro e quarto andares são acessados por escadas e elevador. Cada andar possui uma unidade de 150m² com três dormitórios. A planta dos Apartamentos 2, 3 e 4 é praticamente idêntica, com exceção da distribuição das colunas exteriores e pequenas variações. Cada um desses três apartamentos organiza uma sala de estar-jantar, cozinha, terraço e dormitório principal voltados para a rua, dois dormitórios com banheiros e área de serviço.


O terraço, acessado tanto pelas escadas como pelo elevador, é projetado como um espaço de uso comum para os proprietários e conta com um salão de jogos, uma área de estar, banheiros, copa e churrasqueira para os proprietários.

Nesse sentido, a busca pelo sentido de comunidade dentro do projeto se apoia na criação de espaços intermediários, tanto na amplitude e transparência do ingresso, como na criação de terraços em varandas que olham para o espaço de entrada e recuo, como a criação de um terraço aberto compartilhado no último andar, que gera encontros planejados e espontâneos entre os moradores.

Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


