Arquitetura
Edifício de Uso Misto Space4Youth / 23o5Studio

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1500 m²
Ano:
2023

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com várias mudanças na política social vietnamita, armazéns e fábricas não podem mais funcionar em bairros residenciais, e as autoridades determinam que essas construções sejam demolidas ou convertidas para outros usos adequados. Renovar completamente um edifício de escritórios ou um conjunto habitacional exige um investimento muito alto, fora do alcance do investidor do projeto. Além disso, com um prazo de execução longo, seria difícil recuperar o capital investido. Após discussões e consultas, conseguimos convencer o investidor a reformar a estrutura existente, realizar reparos e renovações, além de atualizar e transformar o empreendimento em um novo projeto.



O projeto é multifuncional e de uso coletivo. A nova estrutura precisa garantir soluções tecnológicas, resistência e flexibilidade de uso, com a capacidade de se adaptar rapidamente para funcionar como escritório, espaço de exposições, local de reuniões ou centro de entretenimento.


A estrutura original de colunas e pisos, no estado em que se encontrava, não suportaria uma capacidade de 200 pessoas. Após cálculos estruturais detalhados, a solução encontrada foi aumentar a seção das colunas, reforçar suas extremidades, ampliar a seção das vigas metálicas tipo “I” e substituir o sistema de piso existente por uma nova camada de concreto de alta resistência, multiplicando a capacidade estrutural original.


A estrutura do telhado foi mantida, mas recebeu camadas adicionais de isolamento térmico e acústico, um sistema de telhado em PU (usado em câmaras frigoríficas) e um forro inferior para reforçar o isolamento. Esse conjunto, com 1,2 m de espessura, abriga ainda um colchão de ar para integrar as instalações técnicas. A solução reduz significativamente a transferência de calor para os espaços internos, economizando energia no uso do ar-condicionado. Para reforçar o isolamento, o sistema de painéis de parede foi integrado à antiga alvenaria, separado por uma camada de espuma.


A estrutura espacial foi recuada 20 metros, criando um espaço de transição entre o edifício e a rua. Essa área é sombreada por uma grande cobertura projetada para frente, acompanhada de árvores e um espelho d’água, estabelecendo uma conexão agradável e tranquila com o entorno. A presença de um lago em frente ao projeto atende às exigências dos órgãos de prevenção e combate a incêndios, além de contribuir para a paisagem e o resfriamento natural. Para evitar alagamentos em períodos de chuvas intensas ou marés altas, elevamos o nível do piso em relação ao exterior.

Um pátio separa a área auxiliar (banheiros, depósito, sala técnica) do espaço central de atividades nos fundos. Essa mudança melhorou significativamente a ventilação e a iluminação natural do edifício. A alteração estrutural deu um novo visual ao conjunto e trouxe muito mais energia positiva do que antes. O resultado é um espaço multifuncional que pode ser reconfigurado conforme necessário, adaptando-se aos diferentes momentos e às necessidades do investidor.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


