Arquitetura
Casa na Grécia se camufla na paisagem e impressiona com técnicas de construção sustentáveis | Um só planeta
Uma casa de 230 m² encravada em uma encosta com vista para o mar Egeu é a prova de que conforto e sustentabilidade podem coexistir de forma harmônica. Projetada pelo escritório Onus Architecture Studio, a casa, batizada de Horizon House, situada em Syros, na Grécia, foi construída sob a ótica do design regenerativo, no qual a arquitetura minimiza o impacto, restaurando e melhorando ativamente o meio ambiente.
Segundo o escritório, a casa está inserida na topografia, o que minimiza sua pegada ecológica e contribui para a resiliência do entorno. Além disso, foram adotadas técnicas de construção de baixo impacto, com a adoção de materiais obtidos no local, como pedras escavadas para formar as paredes, além de madeira de demolição e texturas brutas para a ancoragem.

O cuidado com o meio ambiente não se limitou ao período de construção. A Horizon House foi projetada para ser autossuficiente. Telhados verdes atuam como sistemas vivos, absorvendo a água da chuva, reduzindo o calor e proporcionando habitats para a flora e a fauna nativas. O plantio estratégico de vegetação nativa não apenas estabiliza o solo, mas também reintroduz a biodiversidade.

O desenho arquitetônico permite a entrada de bastante luz solar no sul, enquanto o norte é mais fechado para proteger os moradores de ventanias. O uso de claraboias e grandes aberturas envidraçadas auxiliam na captação de luz natural e microturbinas eólicas completam o fornecimento de energia.
A água também é captada no local. Por meio de um telhado verde e de um sistema de tratamento, a água da chuva é coletada e reaproveitada para irrigar o paisagismo composto por espécies nativas, que demandam menos manutenção e favorecem a biodiversidade local.
A seguir, confira mais algumas fotos da Horizon House.





Arquitetura
Casa Vazia / estudio veintidós

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma pequena vila nas Montanhas Riaza, em Segóvia, a habitação se insere nos vestígios de um antigo estábulo construído em pedra bruta e terra batida, cujos telhados e divisórias internas encontravam-se em severo estado de ruína. Após o esvaziamento do volume edificado, o projeto adota a envoltória preexistente como fundação e limite, abrindo mão da ocupação total original para, em seu lugar, liberar um espaço central destinado a articular a nova vida doméstica.

Arquitetura
No Japão, este estádio de futebol será totalmente sustentável e construído com ajuda da comunidade
Assinado pelo escritório japonês VUILD, o projeto pretende se tornar um modelo internacional de design sustentável e circular. Em contraste com os estádios monumentais que dominam friamente as grandes cidades, este equipamento esportivo em escala humana se inspira na tipologia de uma casa de dois andares. Construído com a participação de moradores e torcedores, o estádio será montado pela própria comunidade local, em um espírito que remete ao trabalho coletivo tradicional. Adaptado às condições climáticas da região de Fukushima, o projeto incorpora soluções de energia passiva, que vão da captação da água da chuva à ventilação natural.
Arquitetura
Casa Terra / Tomohiro Hata Architect and Associates

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto teve início com a seguinte pergunta do cliente ao arquiteto:
“A sociedade ao nosso redor parece muito madura; no entanto, muitos edifícios estão sendo demolidos um após o outro, mesmo quando ainda têm vida útil suficiente. Isso não acontece justamente por causa da perda de algo essencial?”

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


