Arquitetura
Casa na Grécia se camufla na paisagem e impressiona com técnicas de construção sustentáveis | Um só planeta
Uma casa de 230 m² encravada em uma encosta com vista para o mar Egeu é a prova de que conforto e sustentabilidade podem coexistir de forma harmônica. Projetada pelo escritório Onus Architecture Studio, a casa, batizada de Horizon House, situada em Syros, na Grécia, foi construída sob a ótica do design regenerativo, no qual a arquitetura minimiza o impacto, restaurando e melhorando ativamente o meio ambiente.
Segundo o escritório, a casa está inserida na topografia, o que minimiza sua pegada ecológica e contribui para a resiliência do entorno. Além disso, foram adotadas técnicas de construção de baixo impacto, com a adoção de materiais obtidos no local, como pedras escavadas para formar as paredes, além de madeira de demolição e texturas brutas para a ancoragem.

O cuidado com o meio ambiente não se limitou ao período de construção. A Horizon House foi projetada para ser autossuficiente. Telhados verdes atuam como sistemas vivos, absorvendo a água da chuva, reduzindo o calor e proporcionando habitats para a flora e a fauna nativas. O plantio estratégico de vegetação nativa não apenas estabiliza o solo, mas também reintroduz a biodiversidade.

O desenho arquitetônico permite a entrada de bastante luz solar no sul, enquanto o norte é mais fechado para proteger os moradores de ventanias. O uso de claraboias e grandes aberturas envidraçadas auxiliam na captação de luz natural e microturbinas eólicas completam o fornecimento de energia.
A água também é captada no local. Por meio de um telhado verde e de um sistema de tratamento, a água da chuva é coletada e reaproveitada para irrigar o paisagismo composto por espécies nativas, que demandam menos manutenção e favorecem a biodiversidade local.
A seguir, confira mais algumas fotos da Horizon House.





Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


