Arquitetura
Casa Plaj / extrastudio | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos clientes estavam viajando por Portugal quando se depararam com um pequeno terreno à venda à beira-mar, perto de uma vila situada a cerca de uma hora ao norte de Lisboa. Lourinhã é conhecida como o centro de produção de frutas do país e por sua proximidade com Ericeira e Peniche, dois dos melhores pontos de surfe do mundo.

O terreno, uma faixa estreita e íngreme no coração do campo, fica a cinco minutos a pé da praia e oferece vistas panorâmicas sobre o mar, o vale e a vila ao longe. Lourinhã nunca foi uma zona rica; os edifícios são modestos e simples, e integram-se naturalmente na paisagem, de uma forma que, de alguma forma, foi esquecida pelos edifícios das últimas décadas. Livre das obrigações diárias, uma casa de férias permite um certo nível de liberdade e experimentação. Deve ser generosa, informal, fisicamente presente, impondo o seu próprio tempo e ritmo. Queríamos criar uma forma radicalmente simples para esta casa, combinando elementos utilizados em edifícios históricos locais de uma forma que só é possível no presente.


A relação com a topografia foi fundamental: a casa toca o solo da forma mais leve possível, permitindo que o terreno existente flua por baixo. Quatro paredes estruturais sustentam um pódio cruciforme, sobre o qual a casa assenta, pairando sobre o terreno. A plataforma toca o solo inclinado apenas uma vez para permitir a entrada, enquanto todos os outros lados acomodam terraços que flutuam no ar em todas as direções e que estendem o espaço interior para o exterior, dando a cada quarto o seu próprio refúgio privado. Um vazio é cortado da forma sólida da casa para criar uma entrada de pátio ao ar livre, cercada por um grande portão deslizante. Organizados em um único nível, a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar compartilham um espaço generoso, que se abre simetricamente para o norte, leste e oeste, enquanto os três quartos ficam voltados para o sul.


Restrito a uma área máxima fechada de 120 m², o interior compensa a pequena área útil aproveitando ao máximo a altura do volume, criando uma sensação inesperada de grandeza e escala. Uma grande claraboia reforça essa impressão na sala de estar, enquanto em outros lugares uma série de óculos, projetados com precisão dentro da geometria da estrutura usando um modelo 3D, permitem que a luz direta da claraboia atravesse a casa, alcançando suas áreas mais escuras. Durante quatro meses do ano, um feixe de luz ilumina cada cômodo antes do pôr do sol, atingindo sua intensidade máxima nos solstícios de verão e inverno.

Dispositivos arquitetônicos simples permitem e incentivam a flexibilidade e a informalidade. As janelas recuam completamente nas paredes, transformando a casa em um grande espaço ao ar livre, estendendo o interior para o exterior e permitindo que momentos como o banho se tornem experiências ao ar livre. O diálogo próximo entre os clientes e o construtor durante a construção permitiu que o tempo, o acaso e o conhecimento dos trabalhadores deixassem suas marcas na casa. As paredes rebocadas de cinza foram deixadas nuas, criando um interior monocromático. Novas vigias e nichos foram adicionados onde possível, uma porta de aço na escada foi substituída por vidro vermelho, travertino iraniano prateado e mármore azul esverdeado foram escolhidos para combinar com as paredes internas, e o exterior, que deveria ser cinza, finalmente ganhou cor.


No exterior, uma longa piscina ergue-se entre pinheiros selvagens, paralela ao mar. A paisagem foi praticamente intocada. Todas as árvores existentes foram mantidas e foi plantada uma rede de árvores de fruto nas encostas, para preservar o caráter agrícola do entorno. Nossos clientes nos convidaram para ficar na casa após sua conclusão. Os únicos sons no ar eram as ondas quebrando na costa e vozes do outro lado do vale. À noite, pássaros que não conhecíamos cantavam, e sapos coaxando em um riacho próximo nos faziam companhia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


