Arquitetura
Centro de Meditação Mahamudra / ABARI

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
600 m²
Ano:
2024

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Meditação Mahamudra está situado no topo de uma montanha isolada, a cerca de uma hora de Katmandu. Pode ser alcançado a pé ou por um veículo off-road durante as condições de clima seco. O centro é criação de um Chogyal Rinpoche, jovem mestre budista tibetano, portador de uma linhagem esotérica do budismo que remonta ao século XII. Ele acredita que chegou a hora das pessoas comuns terem acesso ao conhecimento que até então era protegido pelos Mestres tibetanos. Ele imagina um lugar de aprendizado onde as pessoas possam acessar não apenas a sabedoria esotérica, mas também onde até a arquitetura e os arredores naturais irradiem um senso de espiritualidade.

O Mahamudra é composto por seis camadas de telhado sustentadas por bambu artesanal, formando uma treliça semelhante a uma mandala, que tem 16 metros de altura, tornando-se uma das estruturas de bambu mais altas do Sul da Ásia. As paredes são feitas utilizando terra compactada, que respira assim como os meditadores em seu interior.

A estrutura tem um layout quadrado, e seu alto telhado de cobre é projetado para canalizar simbolicamente a energia para cima, em direção ao céu. As janelas estão estrategicamente situadas em um ângulo meticulosamente calculado e acentuadas com perfurações para que o piso do salão de meditação seja banhado pela luz solar quente com diferentes intensidades ao longo do dia.


Da mesma forma, no mesmo centro, o refeitório é construído com bambu curvo e paredes de taipa. O bambu enrolado parece encapsular os meditadores para mantê-los seguros do clima rigoroso da montanha e do terreno da região. As paredes da acomodação são isoladas com lã de ovelha e rebocadas com terra, criando um refúgio salubre para os meditadores que passam dias nesta montanha solitária.



Todas as estruturas são construídas usando materiais de origem local, como bambu e terra, que têm impacto ambiental mínimo. Na verdade, criamos uma plantação de bambu ao longo de uma margem de rio degradada — não apenas revitalizando o ecossistema ribeirinho, mas também garantindo um suprimento sustentável de bambu de alta qualidade para nossas necessidades. É um exemplo convincente de um sistema ecológico regenerativo que beneficia tanto as pessoas quanto o planeta.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Pavilhão Kulhad / Wallmakers | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
1025 ft²
Ano:
2025

‘Kulhads’ ou ‘canecos de barro’ (canecos de terracota) costumavam ser uma visão familiar nas estações de trem, usados para beber chá quente ou lassi (leite coalhado), e eventualmente jogados nas praias e trilhos de trem na Índia.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
8 exposições internacionais de design esperadas para o início de 2026
Esta grande retrospectiva é dedicada à obra do casal Lella e Massimo Vignelli e revisita suas contribuições decisivas para a evolução do design internacional e da cultura gráfica. A partir de uma curadoria única de objetos, móveis, interiores, desenhos, maquetes, esboços, fotografias, manuais, marcas, livros e revistas, a exposição reconstrói a trajetória intelectual da dupla, moldada por comunidades criativas internacionais e pelo diálogo entre Milão — marcada pelo renascimento cultural do pós-guerra — e Nova York, onde os Vignelli se estabeleceram em 1965. Desenvolvida em colaboração com o Vignelli Center for Design Studies, do Rochester Institute of Technology, e com a família Vignelli.
Arquitetura
Testarossa une herança italiana e jeitinho brasileiro em drinques nada óbvios e ambiente para se admirar
Com atmosfera despojada e acolhedora, o bar busca abraçar diferentes públicos — desde os que gostam de acompanhar o preparo dos drinques de perto, no balcão, aos que preferem um cantinho mais intimista, onde uma rica memorabilia, formada por prêmios, objetos e referências, contam a história por trás da criação da casa. “Recebemos as pessoas como se fosse na nossa casa, e o balcão é o coração do bar. É onde a técnica aparece, o cliente vê o processo e entende o que está sendo feito”, completa.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


