Arquitetura
Jardim de Infância Benfica / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
705 m²
Ano:
2023
Fabricantes: CIN, Cinca, Cortizo, GRAPHISOFT, Ikea, JNF, Lusomatec, Sanindusa, Sanitana, Sika, Soleco, Velux, Weber

Descrição enviada pela equipe de projeto. A renovação do Jardim de Infância de Benfica, edifício originalmente datado de 1995, procurou a melhoria do desempenho do edifício traduzida na correcção de patologias, na instalação renovada das redes de infra-estruturas, na adequação à utilização por pessoas de mobilidade condicionada e à ampliação das condições de segurança, nomeadamente contra incêndio.

Reforço volumétrico do “objecto” existente
Em termos de imagem urbana procurou-se o reforço da relativamente simples da volumetria existente, pelo tratamento monocromático do volume, o que diferencia o equipamento do contexto urbano visualmente desorganizado.



Propôs-se um tratamento unitário de todo o conjunto pela escolha de uma única tonalidade para paredes, coberturas e vãos, o que permite diluir a fronteira entre planos e amarrar unitariamente todo o edifício.





Reorganização funcional
De modo a tirar partido do potencial espacial existente propôs-se:
– A colocação da escada num volume exterior conectado com o átrio, adicionando-o ao edifício, o que permitiu intervir de um modo menos intrusivo sobre a estrutura existente.
– A diferenciação funcional por alas, implantando as salas de atividades e respetivos núcleos de instalações sanitárias/arrumos sobre as extremidades de ambas as alas, reservando a parte central para as áreas de pessoal e cozinha/refeitório juntamente com o acesso ao piso superior.
– A interiorização da galeria coberta a sul e a nascente recorrendo-se a um sistema envidraçado, funcionando aquela como circuito de distribuição perimetral, a coberto, permitindo um acesso aos espaços bastante mais confortável.

– A ocupação do desvão da cobertura nas duas alas, destinando-o a salas de apoio com instalações sanitárias. Procedeu-se-se à abertura de vãos de cobertura de modo a dotar este espaço de uma adequada ventilação e iluminação natural. Foram criadas saídas directas para o exterior, uma em cada ala.
– A integração de zona de articulação entre o arruamento e o edifício, em substituição da pala existente. Esta zona serve como zona de recreio coberto e zona de espera exterior, a partir da qual se acede a um átrio distribuidor, articulando-se com os novos corredores interiores e a nova escada de ligação entre pisos e o acesso ao refeitório.
– Estabelecimento de cobertura parcial da zona de recreio, proporcionando a passagem da luz natural a partir do uso de uma superfície de cobertura transparente, composta por placas de policarbonato alveolado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa na árvore atrai atenção por sauna e teto de vidro; fotos
Uma casa na árvore localizada em Mairiporã, no interior de São Paulo, atrai a atenção por contar com teto de vidro e sauna finlandesa em cedro. Localizada a 7 metros de altura, em meio a Mata Atlântica, a cabana fica no Parque Estadual da Cantareira, na última rua de um condomínio fechado, de frente para área de reserva.
Arquitetura
Sabrina Sato escolhe mansão carioca para festejar 45 anos; curiosidades e fotos do imóvel histórico
A apresentadora, que completa 45 anos no dia 4 de fevereiro, marcou a data da festa para o dia 8 de fevereiro na Mansão Alvite, construída na década de 1940. O imóvel é conhecido pela localização estratégica, com vista para famosos pontos turísticos como o Pão de Açúcar, a Baía de Copacabana e o Cristo Redentor.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


