Arquitetura
Jardim de Infância Benfica / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
705 m²
Ano:
2023
Fabricantes: CIN, Cinca, Cortizo, GRAPHISOFT, Ikea, JNF, Lusomatec, Sanindusa, Sanitana, Sika, Soleco, Velux, Weber

Descrição enviada pela equipe de projeto. A renovação do Jardim de Infância de Benfica, edifício originalmente datado de 1995, procurou a melhoria do desempenho do edifício traduzida na correcção de patologias, na instalação renovada das redes de infra-estruturas, na adequação à utilização por pessoas de mobilidade condicionada e à ampliação das condições de segurança, nomeadamente contra incêndio.

Reforço volumétrico do “objecto” existente
Em termos de imagem urbana procurou-se o reforço da relativamente simples da volumetria existente, pelo tratamento monocromático do volume, o que diferencia o equipamento do contexto urbano visualmente desorganizado.



Propôs-se um tratamento unitário de todo o conjunto pela escolha de uma única tonalidade para paredes, coberturas e vãos, o que permite diluir a fronteira entre planos e amarrar unitariamente todo o edifício.





Reorganização funcional
De modo a tirar partido do potencial espacial existente propôs-se:
– A colocação da escada num volume exterior conectado com o átrio, adicionando-o ao edifício, o que permitiu intervir de um modo menos intrusivo sobre a estrutura existente.
– A diferenciação funcional por alas, implantando as salas de atividades e respetivos núcleos de instalações sanitárias/arrumos sobre as extremidades de ambas as alas, reservando a parte central para as áreas de pessoal e cozinha/refeitório juntamente com o acesso ao piso superior.
– A interiorização da galeria coberta a sul e a nascente recorrendo-se a um sistema envidraçado, funcionando aquela como circuito de distribuição perimetral, a coberto, permitindo um acesso aos espaços bastante mais confortável.

– A ocupação do desvão da cobertura nas duas alas, destinando-o a salas de apoio com instalações sanitárias. Procedeu-se-se à abertura de vãos de cobertura de modo a dotar este espaço de uma adequada ventilação e iluminação natural. Foram criadas saídas directas para o exterior, uma em cada ala.
– A integração de zona de articulação entre o arruamento e o edifício, em substituição da pala existente. Esta zona serve como zona de recreio coberto e zona de espera exterior, a partir da qual se acede a um átrio distribuidor, articulando-se com os novos corredores interiores e a nova escada de ligação entre pisos e o acesso ao refeitório.
– Estabelecimento de cobertura parcial da zona de recreio, proporcionando a passagem da luz natural a partir do uso de uma superfície de cobertura transparente, composta por placas de policarbonato alveolado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


