Arquitetura
Apartamento em Fortaleza mostra como ser minimalista sem ser básico

Mudar de casa inspira recomeços – e neste apartamento, em Fortaleza, cada novo detalhe na decoração é carregado de sentido. É o que explica Romário Rodrigues, arquiteto responsável pelo projeto que transformou os 150 m² da morada. “Nosso ponto de partida foi a busca por um minimalismo com personalidade. Nada aqui é puramente decorativo. Tudo tem um porquê, um propósito, uma função”, conta.
Por se tratar de um começo de ciclo para os moradores, optou-se por não trazer muitos objetos do passado. “O apartamento marca um novo momento e, com isso, a maioria das peças foi escolhida respeitando o desejo por uma vida mais limpa, leve e contemporânea. Alguns poucos objetos de afeto foram inseridos pontualmente, mas em total harmonia com a linguagem do lar”, justifica o arquiteto.
LEIA MAIS
Vai construir ou reformar? Seleção Archa + Casa Vogue ajuda você a encontrar o melhor arquiteto para o seu projeto
Na sala de estar, sofá da Galpão Design, tela de Tarsila do Amaral, do acervo dos clientes, tapete da Betecunha Tapetes, plantas da Europa Garden e persiana Twinline, da Uniflex Fortaleza
Denilson Machado/MCA Estúdio
Com um layout pensado para garantir fluidez em diferentes momentos do dia, o imóvel tem hall integrado ao living, onde salas de estar, TV e jantar se conectam a uma varanda envidraçada com vista para o mar. A área íntima conta com suíte máster, outra suíte de hóspedes e um escritório, além de uma cozinha funcional, feita sob medida para a rotina prática dos moradores. “Criamos também pequenos espaços de leitura e contemplação ao longo da casa, como o recanto junto à estante”, descreve Romário.
+ Morar com calma: apartamento aposta no essencial em busca de leveza
No living, sofá da Galpão Design, fotografia Escaleras al Cielo (2018), de Denilson Machado, mesa de centro desenhada pelo escritório e executada pela MR Granitos, poltrona Sato, de Ronald Sasson, tapete da Betecunha Tapetes e painel de MDF Areia, da Guararapes
Denilson Machado/MCA Estúdio
Outro ângulo do living exibe mesa de centro desenhada pelo escritório e executada pela MR Granitos, poltrona Sato, de Ronald Sasson, e, ao fundo, escultura de Sônia Menna Barreto
Denilson Machado/MCA Estúdio
Na sala de jantar, mesa de quartzito Quebec, com execução da MR Granitos e fornecimento da Granos, cadeiras da Galpão Design, pendente Vertigo, design Constance Guisset para a Petite Friture, persianas da Ouvidor Tecidos, e plantas (jasmim-manga e guaimbê) e vasos metálicos da Europa Garden
Denilson Machado/MCA Estúdio
“Os moradores buscavam algo leve, mas, ao mesmo tempo, envolvente. Por isso, a solução foi trabalhar com materiais naturais, formas orgânicas e tons suaves, deixando que a arquitetura falasse com suavidade e que a vista fosse a verdadeira protagonista”, lembra o arquiteto. “Apostamos também em iluminação indireta e em mobiliário com desenho fluido, que abraça o espaço sem pesar – com destaque para o formato curvo dos painéis de lâmina natural de carvalho.”
+ Bar, arcos e piso xadrez: apartamento paulistano ousa nos mínimos detalhes
Na sala de TV, prateleiras de chapa metálica com tinta da Sayerlack, poltrona Colo, de Mauricio Bonfim, com tecido da Quaker, persianas da Ouvidor Tecidos, tapete da Betecunha Tapetes, paredes com travertino romano bruto e lâmina natural de carvalho, da MR Granitos e de marceneiro local, e luminária de Tim Webber
Denilson Machado/MCA Estúdio
Na cozinha, puxadores da SCA, bancada de quartzito Perla Santana, da MR Granitos, cooktop Vetro, da Elettromec, geladeira da Brastemp, cuba Morgana, da Tramontina, e torneira Just, da Deca
Denilson Machado/MCA Estúdio
A paleta é baseada em tons claros e terrosos, com presença marcante de off-white, areia, taupe e cinzas suaves. As tonalidades são acompanhadas pela madeira com acabamento de carvalho natural e pelo travertino romano, que, para Romário, é o protagonista entre os revestimentos: “O travertino traz textura e delicadeza e, no mobiliário e nos objetos, introduzimos pequenas variações cromáticas – tons de caramelo, preto e grafite – que ajudam a equilibrar e aprofundar a proposta”.
+ Integração e natureza definem apartamento de 275 m² em São Paulo
Na suíte máster, cama desenhada pelo escritório Romário Rodrigues Arquitetos e desenhado pelo Genice Brandão Atelier, abajur com base de travertino e cúpula de linho cru, da Bella Iluminação, quadro do acervo dos clientes, persianas da Ouvidor Tecidos, paredes de MDF Carvalho Poró, da Arauco, executadas por marceneiro local, e travesseiros e roupa de cama da Trousseau Fortaleza
Denilson Machado/MCA Estúdio
No banheiro, torneira da Deca, cuba de mármore Verde Guatemala levigado, da MR Granitos, espelho em composição fumê e prata com borda em aço pintado, desenho do escritório Romário Rodrigues Arquitetos e execução de serralheiro e vidraceiro locais, persiana de alumínio Matt Twill, da Uniflex, na Ouvidor, e parede revestida com lâmina natural de carvalho
Denilson Machado/MCA Estúdio
A arte aparece de forma sutil, pontuando os ambientes com delicadeza e trazendo um mix de obras de diferentes estilos: a escultura de Sônia Menna Barreto, a tela de Tarsila do Amaral e a fotografia de Denilson Machado, além de gravuras com linhas finas e temas naturais. “Tudo pensado para compor o espaço sem o sobrecarregar, como uma extensão da arquitetura e da vida que acontece ali”, revela Romário.
Por ali, recomeçar não é apagar o passado – é dar a ele um novo enquadramento, com mais sentido e junto a boas novas.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


