Arquitetura
Casa Dong Thu / HIEN Architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
100 m²
Ano:
2020
Fabricantes: Gray laterite, INAX, Panasonic, Xingfa

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Dong Thu está localizada na cidade de Dien Bien, uma cidade na província montanhosa do noroeste do Vietnã, com um clima relativamente rigoroso – muito frio no inverno e quente no verão. A casa é construída com 3 andares em um terreno de 100m2. Desde garantir funções necessárias e criar espaços comunitários para melhorar a conexão para uma família de três gerações, até atender às necessidades de privacidade de cada indivíduo. Além disso, há a necessidade de abordar a questão da resistência ao calor, uma vez que a maioria da área vertical da casa está exposta aos efeitos adversos da luz solar no sentido oeste.



Para reduzir a temperatura de toda a estrutura, juntamente com a organização do layout, criamos vazios e plantamos árvores verdes em áreas expostas à luz solar. Estes são espaços de amortecimento que contribuem para o resfriamento e criam uma paisagem tanto dentro como fora do edifício. Como resultado da solução, a maioria dos espaços dentro da casa recebe luz natural e ventilação. A simplicidade no design de cores e nos materiais de acabamento é a ideia que buscamos.



A maioria dos materiais utilizados no projeto é concreto armado, revestimento em pedra vulcânica, tijolos ventilados, vidro e, especialmente, árvores verdes. As funções no primeiro andar incluem um pátio frontal combinado com um saguão e uma garagem que serve como espaço de amortecimento para evitar poeira e ruído. Em seguida, há a sala de estar conectada à cozinha e, por fim, um quarto para idosos. Utilizando o pátio traseiro e uma parede de vidro ao longo de toda a casa, garantimos luz natural máxima e privacidade para os usuários.

Pode-se dizer que o segundo andar é o coração da casa, onde o espaço comunitário entre dois quartos serve como um local para atividades que conectam os membros da família. O terceiro andar, além de acomodar dois quartos, é um espaço para adoração aos antepassados e uma área de lavanderia. O segundo e o terceiro andar são conectados por uma escada aberta, maximizando a luz proveniente da claraboia. As janelas do corredor em contato com o ambiente são projetadas com paredes de tijolos ventilados e árvores verdes para reduzir a temperatura e garantir a ventilação dentro da casa. Ao criar um espaço habitável preenchido de luz, vegetação e ventilação natural, nosso objetivo é que as pessoas que vivem lá mantenham seu bem-estar.

Arquitetura
Estúdio em Gushichan / Studio Cochi Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício é a nova sede do nosso escritório de arquitetura e da nossa oficina de carpintaria. Por que nós, um escritório de arquitetura, decidimos criar uma oficina de marcenaria? Em Okinawa, tornou-se comum que muitos edifícios comerciais utilizem estruturas de concreto armado combinadas com caixilhos de alumínio. No entanto, em grande parte de nossos projetos, optamos por projetar e instalar caixilhos de madeira nas aberturas — elementos com os quais as pessoas entram em contato direto no cotidiano e que influenciam significativamente a qualidade do espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Norman Foster assina o ambicioso projeto do Museu Nacional Zayed, nos Emirados Árabes
A textura exterior evoca a topografia da montanha Jebel Hafeet, que se estende pela fronteira entre os Emirados Árabes Unidos e Omã. No interior, mais de 300.000 anos de história se desdobram em seis galerias, onde descobertas extraordinárias do Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro lançam luz sobre a vida e os costumes das primeiras comunidades da região. “Começamos a trabalhar na coleção há 12 anos”, diz Moaza Matar, diretora interina do Departamento de Conservação e Gestão de Coleções do museu. “Do bivalve rudista, um molusco fossilizado com mais de 70 milhões de anos, a um passaporte usado durante a Expo 2020 Dubai, cada peça representa um fragmento da rica e fascinante história do país.”
Arquitetura
Casa 720° / Fernanda Canales

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem origem em um pátio central e nas formas pelas quais os mundos interior e exterior podem interagir entre si. Concebida como um relógio solar que registra a passagem do tempo, essa casa autônoma é muitas casas em uma só: durante o dia, emoldura uma montanha e um vulcão, abrindo-se para vistas variadas ao longo do perímetro externo do círculo; à noite, volta-se para o interior, organizando-se em torno de um pátio circular.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


