Arquitetura

Casa Dong Thu / HIEN Architects

Publicado

sobre


© Nhat Ha, Pham Quoc Huy

+ 18

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Dong Thu está localizada na cidade de Dien Bien, uma cidade na província montanhosa do noroeste do Vietnã, com um clima relativamente rigoroso – muito frio no inverno e quente no verão. A casa é construída com 3 andares em um terreno de 100m2. Desde garantir funções necessárias e criar espaços comunitários para melhorar a conexão para uma família de três gerações, até atender às necessidades de privacidade de cada indivíduo. Além disso, há a necessidade de abordar a questão da resistência ao calor, uma vez que a maioria da área vertical da casa está exposta aos efeitos adversos da luz solar no sentido oeste.

© Nhat Ha, Pham Quoc Huy
Planta – Segundo pavimento
© Nhat Ha, Pham Quoc Huy

Para reduzir a temperatura de toda a estrutura, juntamente com a organização do layout, criamos vazios e plantamos árvores verdes em áreas expostas à luz solar. Estes são espaços de amortecimento que contribuem para o resfriamento e criam uma paisagem tanto dentro como fora do edifício. Como resultado da solução, a maioria dos espaços dentro da casa recebe luz natural e ventilação. A simplicidade no design de cores e nos materiais de acabamento é a ideia que buscamos. 

© Nhat Ha, Pham Quoc Huy
Diagramas
© Nhat Ha, Pham Quoc Huy

A maioria dos materiais utilizados no projeto é concreto armado, revestimento em pedra vulcânica, tijolos ventilados, vidro e, especialmente, árvores verdes. As funções no primeiro andar incluem um pátio frontal combinado com um saguão e uma garagem que serve como espaço de amortecimento para evitar poeira e ruído. Em seguida, há a sala de estar conectada à cozinha e, por fim, um quarto para idosos. Utilizando o pátio traseiro e uma parede de vidro ao longo de toda a casa, garantimos luz natural máxima e privacidade para os usuários.

© Nhat Ha, Pham Quoc Huy

Pode-se dizer que o segundo andar é o coração da casa, onde o espaço comunitário entre dois quartos serve como um local para atividades que conectam os membros da família. O terceiro andar, além de acomodar dois quartos, é um espaço para adoração aos antepassados e uma área de lavanderia. O segundo e o terceiro andar são conectados por uma escada aberta, maximizando a luz proveniente da claraboia. As janelas do corredor em contato com o ambiente são projetadas com paredes de tijolos ventilados e árvores verdes para reduzir a temperatura e garantir a ventilação dentro da casa. Ao criar um espaço habitável preenchido de luz, vegetação e ventilação natural, nosso objetivo é que as pessoas que vivem lá mantenham seu bem-estar.

© Nhat Ha, Pham Quoc Huy





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile