Arquitetura
O truque simples que protege seus trilhos de janela — e quase ninguém conhece
Você já pensou em colocar papel filme nos trilhos da janela? A técnica pode parecer inusitada, mas é pode facilitar muito a rotina. Isso porque ao aplicar papel filme nos trilhos das janelas, ele irá funcionar como uma barreira protetora, impedindo o acúmulo de poeira, terra e outros detritos nas fendas e cantos de difícil acesso.
“Em vez de realizar uma limpeza demorada com escovas e aspiradores, a manutenção se resume a simplesmente remover a película suja e substituí-la por uma nova, o que representa uma economia significativa de tempo e esforço”, observa Renato Ticoulat, CEO da franquia Limpeza com Zelo.
Segundo Renato, o uso do papel filme nos trilhos das janelas ainda traz outros benefícios, como prevenir mofo e odores, proteger os mecanismos de deslizamento e preservar a funcionalidade das esquadrias a longo prazo.
Como aplicar o papel filme nos trilhos das janelas

Aplicar o papel filme nos trilhos da janela é relativamente simples. Primeiramente, é preciso realizar uma limpeza completa dos trilhos, removendo também toda a umidade.
Quando a área estiver completamente seca, corte uma tira de papel filme no comprimento exato do trilho e aplique a película de forma suave, ajustando-a para que cubra a área desejada sem interferir no caminho por onde a folha da janela desliza.
“Abra e feche a janela algumas vezes para garantir que o movimento não foi comprometido”, aconselha Renato, que lembra que o papel filme deve ser substituído sempre que estiver visivelmente sujo ou úmido.

Mesmo utilizando o papel filme, as janelas devem ser limpas periodicamente. A recomendação é de uma limpeza mensal para a maioria dos ambientes e quinzenal para áreas mais expostas, como cozinhas ou locais com muita poluição. Para facilitar o cuidado, Renato indica as seguintes opções:
- Bicarbonato de sódio e vinagre: “esta combinação é poderosa para remover sujeiras incrustadas. Polvilhe bicarbonato de sódio nos trilhos, borrife vinagre branco por cima e deixe a mistura efervescente agir por 10 a 15 minutos. Depois, esfregue com uma escova de dentes velha e remova os resíduos com um pano úmido”, ensina;
- Esponja adaptada: “um truque simples consiste em adaptar uma esponja de cozinha. Marque na esponja o formato dos trilhos, faça cortes com um estilete e use-a para limpar os vãos com água e sabão. A esponja se encaixará perfeitamente, facilitando a remoção da sujeira”, explica;
- Vinagre branco: “por suas propriedades desengordurantes e antibacterianas, o vinagre branco é um excelente aliado. Borrife uma solução de partes iguais de água e vinagre nos trilhos, deixe agir por alguns minutos e depois limpe com uma escova ou pano”, indica o profissional.
“A limpeza regular dos trilhos, independentemente do método escolhido, não só melhora a estética, mas também contribui para a conservação das janelas e para um ambiente mais saudável, livre de mofo e alérgenos”, conclui Renato.
Arquitetura
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18

A imperatriz austríaca Maria Theresa (1717-1780), uma das monarcas mais amadas e com o reinado mais longo da Europa, foi homenageada com um navio de cruzeiro de luxo. Com decoração inspirada no século 18, a embarcação foi nomeada como “Melhor Novo Navio Fluvial” pelos editores do Cruise Critic em sua temporada inaugural. Os preços para viagens de uma semana variam de 2.080 a 13.849 euros (R$ 13 mil a R$ 86 mil, em valores convertidos na cotação atual), variando de acordo com o tipo de acomodação.
O SS Maria Theresa, com trajeto pelos rios Danúbio e Meno, tem a configuração de suas acomodações alterada a cada ano. A capacidade é de 150 hóspedes e 55 tripulantes. Para 2026, a embarcação conta com uma Grand Suite, 10 suítes e 64 cabines, todas com camas Savoir da Inglaterra feitas sob encomenda, lençóis de cetim de algodão personalizados e edredons europeus. Além disso, os viajantes contam com um menu de opções de travesseiros e banheiros revestidos de mármore.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
A Grand Suite tem 38 m², conta com quarto, sala de estar espaçosa separada, banheiro com chuveiro de efeito chuva e banheira, além de área privativa para vaso sanitário e bidê. Entre as comodidades, há o serviço de mordomo, café da manhã no quarto, frigobar completo, além engraxate e serviço de lavanderia gratuito.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
As suítes convencionais tem 28,3m², vista para o rio e varanda privativa com janelas do chão ao teto. Banheiro em mármore, aquecedor de toalhas, serviço de mordomo na suíte, café da manhã no quarto, engraxate e serviço de lavanderia gratuito estão entre as comodidades. Já as cabines clássicas têm 15 m² e janelas localizadas na linha d’água.
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Por dentro de navio de cruzeiro com decoração inspirada no século 18
Uniworld/Divulgação
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


