Conecte-se conosco

Arquitetura

Conheça 12 praças espetaculares ao redor do mundo

Publicado

sobre




De Portugal ao Irã, passando por Gana e pelo Cazaquistão, reunimos nesta lista praças de grande valor arquitetônico e histórico Ponto de encontro em todas as cidades do mundo, as praças costumam ser pano de fundo de eventos memoráveis na história de uma cidade, região ou país – além, é claro, de compor o cotidiano de muitos dos habitantes locais. Na lista a seguir, reunimos algumas das praças mais extraordinárias do mundo que se destacam tanto pelo tamanho quanto pelo valor da arquitetura.
Praça Xinghai, Dalian (China)
Praça Xinghai, Dalian
Getty Images
Com uma área de 1.760.000 m², Xinghai é considerada a maior praça urbana do mundo. Seu nome, que significa “mar de estrelas” , faz referência à Baía de Dalian, no nordeste da China, onde está localizada. Todo verão, a cidade sedia o Festival Internacional da Cerveja.
Praça Vermelha, Moscou (Rússia)
Praça Vermelha, Moscou
Getty Images
Apesar de existir desde o séc. 15, a Praça Vermelha de Moscou possui essa configuração desde 1930, quando foi reformada. Embora abrigue o Kremlin, seu nome não deriva do regime russo ou da cor dos edifícios, mas do incêndio devastador que ocorreu ali em 1493. Usado há muito tempo para demonstrações militares, agora é um destino popular e abriga uma pista de gelo gigante todo inverno.
LEIA MAIS
Praça da República, Almaty (Cazaquistão)
Praça da República, Almaty
Getty Images
A praça foi planejada durante o governo soviético e inaugurada em 1982. Ela abriga vários monumentos históricos, como o Monumento da Independência e o antigo palácio presidencial – além, é claro, de também ter sido palco de vários eventos populares.
Black Star Square, Acra (Gana)
Black Star Square, Acra
Getty Images
Cercada por um parque e um estádio esportivo, esta praça, também conhecida como Praça da Independência, foi construída em 1962 para a visita de Elizabeth II, quando Gana ainda fazia parte das colônias britânicas. Todo ano, no dia 6 de março, a cidade realiza um grande desfile militar para celebrar sua independência do Reino Unido.
Piața Unirii, Bucareste (Romênia)
Praça da União, Bucareste
Getty Images
Construída em 1830, a Praça da União, em Bucareste, abrigou um mercado antes de se tornar um Boulevard durante o governo comunista do século XX. Hoje é um dos principais centros estratégicos de transporte e compras da capital romena.
Naqsh-e Jahan, Isfahan (Irã)
Naqsh-e Jahan, Isfahan
Getty Images
Naqsh-e Jahan, que significa “retrato da praça do mundo” em persa, é realmente uma das maiores praças do planeta. Projetada no século XVII, ela é hoje Patrimônio Mundial da UNESCO. Cercada por mesquitas e bazares, impressiona pela arquitetura monumental, que forma um retângulo de 560 metros de comprimento.
LEIA MAIS
Plaza de España, Sevilha (Espanha)
Praça da Espanha, Sevilha
Getty Images
Esta praça espetacular foi projetada para a Exposição Ibero-Americana de 1929 pelo arquiteto sevilhano Aníbal González. Ela se destaca pelo seu centro semi-oval de 200 m2 e seu formato simboliza a unidade política da Espanha. Abriga um grande palácio neo-renascentista e gótico. A Praça de Espanha apareceu em vários filmes, incluindo Star Wars e Lawrence da Arábia.
Praça da Cidade Proibida, Pequim (China)
Praça da Cidade Proibida, Pequim
Getty Images
Localizada em frente a um dos palácios mais fascinantes da China, esta praça recebe milhares de visitantes do mundo todo ano. Construída em 1420, a Cidade Proibida possui alguns dos mais suntuosos e numerosos tesouros artísticos da civilização chinesa.
Initial plugin text
Jemaa el-Fna, Marrakech (Marrocos)
Jemaa el-Fna, Marrakech
Getty Images
É impossível não visitar esta famosa praça no Marrocos, onde o ambiente animado é tão digno de ser visto quanto a arquitetura. Durante séculos, o local abrigou encantadores de serpentes, músicos e artesãos, atraindo um grande número de visitantes. Jemaa el-Fnaa é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
Praça do Comércio, Lisboa (Portugal)
Praça do Comércio, Lisboa
Getty Images
Antigamente utilizada para o comércio marítimo, de onde vem a origem de seu nome, a praça mais importante de Lisboa foi construída em 1755 para substituir o antigo palácio real, destruído por um terremoto. Considerada a “porta de entrada para Lisboa”, tem vista para o Atlântico de um lado e para a Baixa, a principal rua de Lisboa, do outro.
Praça de São Pedro, Cidade do Vaticano (Vaticano)
Praça de São Pedro, Vaticano
Getty Images
Um lugar sagrado por excelência para os católicos do mundo todo, a Praça de São Pedro é a porta de entrada para o mundo rico e misterioso do Vaticano. Sua arquitetura barroca remonta a 1656, quando foi encomendada pelo Papa Alexandre VII a Bernini.
Zócalo, Cidade do México (México)
As 12 praças mais espetaculares do mundo
Getty Images
Vamos terminar com uma das praças mais bonitas e famosas do mundo. O Zócalo, oficialmente Praça da Constituição, é o coração histórico da Cidade do México. Foi construído em 1521 sobre as ruínas de Tenochtitlán, a antiga capital do Império Asteca. Sua forma atual remonta ao século XVI e testemunhou eventos importantes na história nacional. Cercado por edifícios como a Catedral Metropolitana (iniciada em 1573) em estilo barroco e neoclássico, e o Palácio Nacional, sede do Poder Executivo desde o século XVI, o Zócalo mistura arquitetura vice-real e moderna. É um dos maiores espaços públicos do mundo, um símbolo da identidade e resistência mexicana.
*Matéria publicada originalmente na AD França
Revistas Newsletter



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquitetura

Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

Publicado

sobre


Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA - Imagem 2 de 39Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA - Fotografia de InterioresCentro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA - Fotografia de ExteriorCentro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA - Fotografia de ExteriorCentro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA - Mais Imagens+ 34