Arquitetura
Pavilhão SOMBRA / MVRDV | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Ode ao sol: O sistema de sombreamento cinético do Pavilhão SOMBRA em Veneza não precisa de sistemas eletrônicos ou motores. Para a exposição Time Space Existence em Veneza, a MVRDV colaborou com a Metadecor, Airshade e Alumet, entre outros, para criar o pavilhão SOMBRA. Com sua forma inspirada em dispositivos heliodon, por seis meses, esta “ode ao sol” proporcionará uma estrutura de sombreamento dinâmica no Giardini Marinaressa do Centro Cultural Europeu. O pavilhão SOMBRA – seu nome é uma combinação das palavras latinas para sol (sol) e sombra (umbra) – serve como um veículo de demonstração de uma tecnologia inovadora: elementos de construção cinéticos que funcionam exclusivamente com base em princípios físicos passivos, sem usar eletrônicos ou motores.



As seis “costelas” metálicas do pavilhão estão anguladas em direção ao sol, com os arcos superiores e inferiores correspondendo ao ângulo do sol durante os solstícios de verão e inverno, respectivamente. Esses arcos, feitos de vigas reutilizadas de um projeto anterior, sustentam painéis triangulares que proporcionam uma sombra salpicada graças às telas perfuradas de MD Formatura da Metadecor. Os painéis são articulados, eles podem ser abertos ou fechados de acordo com o sol. Em seu estado de “descanso”, os painéis estão abertos para maximizar as vistas através da tela de sombreamento. No entanto, com a presença de luz solar intensa e direta, painéis individuais se fecharão para proporcionar a máxima sombra. A impressão é semelhante à de um organismo vivo, que muda sua postura à medida que o sol se move pelo céu e descansa durante períodos nublados.

Tudo isso é alcançado usando apenas princípios físicos naturais, graças à Airshade. As “costelas” arqueadas da estrutura escondem uma série de pequenos cilindros de ar. Quando uma parte da estrutura é aquecida pelo sol, a pressão dentro do cilindro aumenta, e o ar é forçado a entrar em um pequeno airbag que conecta a estrutura ao painel. Usando um mecanismo inspirado nos princípios da robótica, à medida que o airbag se infla, ele se contrai como um músculo, forçando a mola da articulação a fechar o painel. O pavilhão, portanto, fornece uma experiência arquitetônica em luz, calor e ventilação controlados dinamicamente que não emitem carbono durante a operação. “Com a crise climática, é claro que precisamos de uma nova arquitetura que esteja mais em sintonia com o meio ambiente”, afirma o parceiro da MVRDV, Bertrand Schippan. “O SOMBRA é a demonstração de uma abordagem, entre muitas para essa filosofia: uma arquitetura que sente seu ambiente e reage a ele da mesma forma que as plantas.”


A dedicação do pavilhão ao sol é evidenciada por uma série de detalhes. A placa circular do piso do pavilhão está gravada com a trajetória solar na qual a geometria do pavilhão foi baseada. As partes inferiores dos arcos estão adornadas com as palavras “sol e sombra” escritas em mais de 200 idiomas – não apenas fornecendo uma referência ao nome do pavilhão, mas oferecendo um lembrete de que nossa relação com o sol é uma experiência humana universal. O Pavilhão SOMBRA foi criado através de uma colaboração entre Metadecor, Airshade Technologies, MVRDV, Alumet, Van Rossum Raadgevend Ingenieurs, Arup, Kersten Europe e o Instituto AMOLF. O pavilhão será exibido na exposição Time Space Existence de 10 de maio até o final do outono, com planos em desenvolvimento para levar o pavilhão a outros locais em uma data posterior. Um calendário de eventos em torno do pavilhão e da exposição está disponível no site: timespaceexistence.com/events

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Estúdio em Gushichan / Studio Cochi Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício é a nova sede do nosso escritório de arquitetura e da nossa oficina de carpintaria. Por que nós, um escritório de arquitetura, decidimos criar uma oficina de marcenaria? Em Okinawa, tornou-se comum que muitos edifícios comerciais utilizem estruturas de concreto armado combinadas com caixilhos de alumínio. No entanto, em grande parte de nossos projetos, optamos por projetar e instalar caixilhos de madeira nas aberturas — elementos com os quais as pessoas entram em contato direto no cotidiano e que influenciam significativamente a qualidade do espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Norman Foster assina o ambicioso projeto do Museu Nacional Zayed, nos Emirados Árabes
A textura exterior evoca a topografia da montanha Jebel Hafeet, que se estende pela fronteira entre os Emirados Árabes Unidos e Omã. No interior, mais de 300.000 anos de história se desdobram em seis galerias, onde descobertas extraordinárias do Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro lançam luz sobre a vida e os costumes das primeiras comunidades da região. “Começamos a trabalhar na coleção há 12 anos”, diz Moaza Matar, diretora interina do Departamento de Conservação e Gestão de Coleções do museu. “Do bivalve rudista, um molusco fossilizado com mais de 70 milhões de anos, a um passaporte usado durante a Expo 2020 Dubai, cada peça representa um fragmento da rica e fascinante história do país.”
Arquitetura
Casa 720° / Fernanda Canales

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem origem em um pátio central e nas formas pelas quais os mundos interior e exterior podem interagir entre si. Concebida como um relógio solar que registra a passagem do tempo, essa casa autônoma é muitas casas em uma só: durante o dia, emoldura uma montanha e um vulcão, abrindo-se para vistas variadas ao longo do perímetro externo do círculo; à noite, volta-se para o interior, organizando-se em torno de um pátio circular.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


