Arquitetura
Casa Calma / Ravel Architecture

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
440 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Sub-Zero, US Lumber Brokers, Western Window Systems

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Calma é um santuário inspirado pelo calor e atemporalidade da arquitetura vernacular mexicana, enquanto abraça as sensibilidades e necessidades climáticas do Texas. Projetada para ser tanto ousada quanto serena, a casa utiliza materiais e tipologias tradicionais, ao mesmo tempo em que introduz geometrias contemporâneas e claras. Paredes grossas de calcário, feitas de pedras extraídas localmente, estabelecem uma presença sólida e oferecem clareza espacial e riqueza tátil, conectando a casa às suas raízes regionais.

Cuidadosamente aninhada em um terreno levemente inclinado, a casa utiliza a topografia natural para aumentar sua sensação de ancoragem e privacidade. Um terraço na frente é esculpido na encosta, criando uma sala externa protegida que se alinha com as áreas de estar internas. Este gesto não apenas ancora a casa à terra, mas também permite que a sala de estar se abra diretamente para um espaço externo utilizável—desfocando o limite entre a casa e a paisagem.



Materiais naturais definem a identidade da casa. Vigas de madeira expostas se estendem ritmicamente pelos tetos, expressando estrutura, calor e continuidade visual. Na cozinha, essas vigas se elevam acima de um volume alto e aberto que serve como um vibrante coração comunitário—projetado para encontros e conversas. Este espaço atua como âncora central em uma planta em forma de cata-vento, a partir da qual zonas programáticas distintas irradiam para fora.



A casa é cuidadosamente organizada para equilibrar sociabilidade com privacidade. O layout permite que áreas públicas e privadas se estendam em direções diferentes, criando uma sensação natural de orientação e fluxo sem a necessidade de corredores. As áreas de estar em planta livre convidam a reuniões casuais e entretenimento, com transições suaves entre lounges internos e pátios externos exuberantes—projetados para flexibilidade, desde jantares íntimos até grandes celebrações.


As alas mais isoladas—como terraços sombreados, salas escondidas e uma suíte principal privada—oferecem momentos tranquilos, enriquecidos por acabamentos suaves e em tons neutros e pelo jogo dinâmico da luz natural. Painéis de vidro expansivos emolduram vistas da paisagem circundante e suavizam os interiores de pedra, reforçando uma conexão contínua com o exterior. Fiel ao seu nome, a Casa Calma é um refúgio tranquilo—uma casa de contrastes e equilíbrio, enraizada na tradição e feita para a vida contemporânea.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Estúdio em Gushichan / Studio Cochi Architects

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício é a nova sede do nosso escritório de arquitetura e da nossa oficina de carpintaria. Por que nós, um escritório de arquitetura, decidimos criar uma oficina de marcenaria? Em Okinawa, tornou-se comum que muitos edifícios comerciais utilizem estruturas de concreto armado combinadas com caixilhos de alumínio. No entanto, em grande parte de nossos projetos, optamos por projetar e instalar caixilhos de madeira nas aberturas — elementos com os quais as pessoas entram em contato direto no cotidiano e que influenciam significativamente a qualidade do espaço.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Norman Foster assina o ambicioso projeto do Museu Nacional Zayed, nos Emirados Árabes
A textura exterior evoca a topografia da montanha Jebel Hafeet, que se estende pela fronteira entre os Emirados Árabes Unidos e Omã. No interior, mais de 300.000 anos de história se desdobram em seis galerias, onde descobertas extraordinárias do Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze e Idade do Ferro lançam luz sobre a vida e os costumes das primeiras comunidades da região. “Começamos a trabalhar na coleção há 12 anos”, diz Moaza Matar, diretora interina do Departamento de Conservação e Gestão de Coleções do museu. “Do bivalve rudista, um molusco fossilizado com mais de 70 milhões de anos, a um passaporte usado durante a Expo 2020 Dubai, cada peça representa um fragmento da rica e fascinante história do país.”
Arquitetura
Casa 720° / Fernanda Canales

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto tem origem em um pátio central e nas formas pelas quais os mundos interior e exterior podem interagir entre si. Concebida como um relógio solar que registra a passagem do tempo, essa casa autônoma é muitas casas em uma só: durante o dia, emoldura uma montanha e um vulcão, abrindo-se para vistas variadas ao longo do perímetro externo do círculo; à noite, volta-se para o interior, organizando-se em torno de um pátio circular.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


