Arquitetura
A Casa Carmim / NPS Arquitectos

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
340 m²
Ano:
2021
Fabricantes: BRUMA, Blanco, Catalano, JNF, Jansen, Sanitana

Descrição enviada pela equipe de projeto. A propriedade é composta por uma sucessão de plataformas que vencem a diferença de cotas entre as ruas adjacentes ao terreno (cerca de 12m). Na cota superior existiam já algumas construções, que surgiam de forma algo fragmentada. A proposta procurou unir estes fragmentos, delineando uma forma em “U”, que define um pátio a nascente e recupera a antiga eira a sul/poente. As extremidades da nova forma iniciam-se nas pré-existências, unindo-se a poente com um novo corpo, que mantendo a forma, se destaca na sua tectónica.

O edifício foi efetuado de forma a que pudesse existir uma subdivisão funcional em três unidades de habitação distintas, duas sobrepostas no volume junto ao arruamento a norte e uma terceira no volume térreo a sul. As três unidades têm uma distribuição idêntica sendo que sala/cozinha é sempre o local central das habitações, de carácter singular, dando uma ênfase ao sítio do fogo, enquanto local de encontro e partilha, em cuja espacialidade e/ou volumetria remete à memória da Arquitetura vernacular daquela zona.


Pelo facto de se tratar de uma intervenção em edificações existentes, a maior preocupação foi propor uma ampliação cuja volumetria e linguagem não agravasse a relação existente com a envolvente.


As volumetrias da ampliação, seguem o princípio da implantação, alinhando com os edifícios existentes consolidados, nomeadamente a geometria das coberturas cuja inclinação se mantém, adquirindo uma volumetria maior apenas no alçado poente, para o interior da propriedade.

Os alçados existentes mantêm a linguagem, ou seja, são em alvenaria de granito aparente, com aparelhagem irregular. A ampliação assume um material novo e contemporâneo, betão descofrado aparente com pigmento vermelho/carmim. Embora a implantação e os volumes, das edificações existentes e ampliação, tenham uma leitura como um todo, a proposta pretende assumir o que é novo e o que é existente. A opção do pigmento vermelho do betão deve-se a duas questões. A primeira pela aproximação ao tom avermelhado da telha cerâmica a aplicar nas coberturas inclinadas, quer das edificações existentes, quer da ampliação e a segunda, pelo contraste que o vermelho irá ter com o verde das árvores da propriedade e o bosque que a envolve.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
Arquitetura
Casa MD / Oficina de Projetos Oba (OPO)

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a casa MD se desenvolve em torno de um importante átrio que conecta visualmente todos os ambientes da residência. A integração e intersecção de usos proporcionada pelo vazio, desde as primeiras conversas com os clientes, deveria refletir a dinâmica familiar priorizando os espaços de convívio.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


