Arquitetura

Aldeia das Crianças Fontcouverte / studio.AQUI + Barbara Constantin

Publicado

sobre


+ 21

© Bastien Treille

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do projeto era criar um conjunto de casas e equipamentos destinados a abrigar crianças acolhidas. O local situa-se nas margens de uma floresta, perto dos equipamentos públicos da cidade: escola, estádio, salão comunitário, etc. O programa previa casas de grandes dimensões (com sete quartos) capazes de alojar irmãos. Um dos vários objetivos do projeto consistia em repartir os diferentes volumes, a fim de evitar uma sensação de massividade no terreno do projeto.

© Bastien Treille
Planta – Térreo
© Bastien Treille
© Bastien Treille

Apesar da elevada densidade do programa, o objetivo era criar espaços abertos, adaptáveis e de fácil utilização. O projeto joga com diferentes interfaces entre a cidade e a “aldeia das crianças” através de uma casa comunitária partilhada. Amplamente aberta aos espaços públicos, a casa comunitária abre-se para uma grande praça, um local de encontro e reunião. O espaço da galeria acentua uma dimensão pública e urbana. 

© Bastien Treille

Além disso, são criados espaços intermediários em frente à entrada de cada casa, fazendo a transição entre o espaço comum e o espaço privado; verdadeiros “espaços intermédios” que permitem sentar, brincar, etc. Os espaços menos definidos permitem uma variedade de utilizações, tais como salas de jogos ou escritórios, concebidos para dar resposta à variedade de crianças acolhidas nas casas.

© Bastien Treille
Planta – Primeiro pavimento
© Bastien Treille

A decomposição também se reflete no estilo arquitetônico das casas, construídas em concreto e madeira. A tipologia de construção escolhida, com um piso térreo mais pesado e um piso superior de madeira mais leve, remete à arquitetura agrícola local amplamente encontrada, respondendo a um forte desejo de trabalhar com materiais de origem biológica, mantendo a inércia. A disposição da casa, com as suas amplas janelas e aberturas, foi concebida para maximizar os ganhos solares e oferecer vistas sobre a paisagem circundante. A ventilação natural também foi utilizada para maximizar as contribuições passivas de ar.

© Bastien Treille





Fonte: Archdaily

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Sair da versão mobile