Arquitetura
Apartamento Ares / estúdio mariane rios

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Após uma série de estudos de layout voltados à melhor organização do espaço social no Apartamento Ares, optamos por uma solução central: uma divisória que organiza e articula os dois principais ambientes do projeto. Com formato orgânico e posicionamento livre no espaço, essa peça é mais do que um elemento funcional — ela estrutura a circulação, delimita usos e cria um ponto focal de interesse visual.


A divisória foi projetada para receber a televisão de um lado, garantindo privacidade à sala íntima, enquanto, no lado oposto, atua como um suporte expositivo para obras de arte. Um nicho vazado integra os dois ambientes, permitindo a passagem da luz, o armazenamento de livros e a criação de ritmo e leveza visual.

Um dos principais desafios técnicos foi criar a sensação de que a divisória está “suspensa”. Isso foi resolvido com a utilização de pilares metálicos tubulares fixados diretamente na laje, garantindo estabilidade estrutural e, ao mesmo tempo, a leveza desejada desde a concepção do projeto.

O ambiente do escritório foi integrado à área social com flexibilidade, atendendo ao desejo dos clientes de poder isolá-lo ou incorporá-lo conforme a ocasião. O fechamento se dá de forma criativa e inesperada, graças a um sistema que utiliza elementos translúcidos em formas circulares, criando um jogo de luz e sombra que valoriza a estética e confere privacidade sem evidenciar o ambiente quando fechado.

Na cozinha, a integração com a área social acontece por meio de uma ilha central solta — uma peça funcional, com acabamento em inox em três faces e tampo superior em vidro jateado. Um dos lados permanece aberto para receber banquetas, reforçando o caráter acolhedor e versátil do espaço. Os armários e prateleiras seguem a mesma paleta e linguagem da ilha, criando uma unidade visual com a cristaleira.

Pensando na rotina da cliente, que é médica, foi desenvolvido no hall de entrada um espaço multifuncional: prateleiras com profundidades variadas para armazenar máscaras, álcool em gel e outros itens de uso diário, além de gavetas com aberturas para ventilação, destinadas ao armazenamento de calçados.

A iluminação natural, suave e difusa, invade a sala de jantar, ressaltando as texturas e a escolha dos materiais. O aparador de linhas sinuosas equilibra estética e funcionalidade, enquanto a prateleira inferior, com proporções assimétricas e contraste de materiais, completa a composição com sofisticação. O Apartamento Ares é um projeto que busca o equilíbrio entre fluidez, praticidade e identidade — um espaço pensado para viver com arte, conforto e leveza.

Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


