Arquitetura
Apartamento Batataes / Ana Sawaia Arquitetura + Paulo Alves

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é o terceiro projeto residencial desenvolvido para a mesma família — um casal com dois filhos, agora jovens. O desafio, desta vez, foi transformar uma cobertura de três andares no Jardim Paulista, em São Paulo, em um lar acolhedor e funcional, com atmosfera de casa, em um edifício construído em 1976.

O apartamento já contava com qualidades importantes, como ótima iluminação e ventilação natural. Os ambientes integrados favorecem o convívio e criam uma sensação de leveza e amplitude nas áreas sociais. No entanto, por estar em uma região bastante adensada da cidade, cercada por edifícios próximos, a questão da privacidade se tornou central no projeto.



Para lidar com isso, foi desenhada uma estante contínua em concreto armado que percorre toda a extensão da maior parede da sala. Em frente às janelas, ela se transforma em jardineira, assim a vegetação cria um filtro visual natural que assegura privacidade sem comprometer a entrada de luz. O móvel segue até a cozinha, onde se converte em um balcão de transição entre os ambientes e, em seguida, em armário, reforçando a integração entre as áreas de maior convívio.

Outro ponto de atenção foi a escada original, cujo guarda-corpo em tubo metálico apresentava um aspecto visualmente pesado. A solução adotada foi substituí-lo por uma chapa metálica perfurada, pintada de branco — elemento que compõe com o volume orgânico deixado à mostra, trazendo leveza e permeabilidade visual à circulação vertical.

No andar inferior, que conta também com um acesso independente pelo elevador social, concentram-se os espaços íntimos: três suítes e um escritório. O nível intermediário é destinado à área social, com sala de estar, sala de TV, lavabo, cozinha e lavanderia. Já o último pavimento é voltado para o lazer, com piscina, deck, churrasqueira, sauna e uma área coberta.

A reforma buscou equilibrar permanência e renovação. Elementos originais em bom estado foram preservados e restaurados, conferindo ao projeto uma linguagem contemporânea que respeita sua origem e reforça o compromisso com a sustentabilidade — uma diretriz constante em nossos trabalhos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa RDS / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Da diplomacia à vida familiar contemporânea. Reinventando um projeto de Vanguarda, a Casa RDS passou por uma notável transformação, unindo história e modernidade em um projeto de reforma inovador. A residência foi originalmente projetada nos anos 1960, pelo arquiteto carioca Américo R. Campello, para ser a morada do Cônsul Britânico em São Paulo, e posteriormente adaptada a fim de ser o Consolado da Inglaterra na década de 1980. Atualmente, ressurge como um lar sofisticado para uma família do século XXI. O projeto de Campello, cuja estrutura foi considerada inovadora para a época, foi descaracterizado por conta de alterações ao longo dos anos. Nosso objetivo de projeto passou a ser reforçar a volumetria original, através da recuperação dos amplos e belos balanços, além de ampliar os espaços internos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa MJ / majo | ArchDaily Brasil

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
250 m²
Ano:
2021
Fabricantes: Deca, Drenaltec, Luchi Esquadrias em Alumínio, Marmoraria Valinhos, Portobello, Solo Revestimentos, Teceart Móveis e Planejados

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossa casa foi pensada para ser muito mais do que apenas um local para viver; ela é uma extensão de quem somos. O conceito de integração entre os espaços foi um dos nossos maiores focos, permitindo uma convivência contínua e harmônica entre os ambientes internos e externos. Utilizamos materiais naturais, como a madeira, o concreto e o tijolo, que trazem autenticidade e aconchego ao projeto, sem perder o toque contemporâneo.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa Colibri / Estudio Libre MX

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
376 m²
Ano:
2025

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada ao sul da Cidade do México, esta casa foi projetada com o objetivo de acolher encontros e eventos, oferecendo um espaço de convivência e lazer familiar, tendo a piscina como eixo central do projeto.

-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


