Arquitetura
Apartamento GLM / Terra Arquitetura


- Área:
600 m²
Ano:
2022
Fabricantes: Boteh, Carlos Camargo, Docol, Dpot Objetos, Etel, FAS Iluminação, Lumini, Nani Chinellato, Oscar ono, Pantanal Mármores Granitos e Pedras, Protecnica

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Apartamento GLM, consiste em uma área de 600m², localizado em Higienópolis, um dos bairros mais emblemáticos da metrópole paulistana, abriga edifícios que são verdadeiros ícones da arquitetura moderna e clássica. Essa reforma foi uma oportunidade de reinterpretar o espaço, adaptando-o às exigências de um novo ciclo de vida para um casal com três filhos, que saíram de casa. O projeto possui uma localização privilegiada em frente a praça Buenos Aires, com vistas desimpedidas para a copa das árvores, um atributo que se torna elemento central do partido arquitetônico.



A premissa central desta reforma foi a integração dos ambientes da área social, rompendo com a compartimentação tradicional para criar um fluxo contínuo e orgânico. O objetivo era atualizar o apartamento para uma linguagem arquitetônica mais atual, alinhada às tendências de design contemporâneo, com um foco acentuado na experiência do casal. Essa transformação abrangeu a mudança integral de todos os revestimentos, o projeto de mobiliário e marcenaria, que agora abraçam uma estética de sofisticação orgânica.

A vasta área permitiu a criação de um grande living multiuso, onde estar, jantar e áreas de convívio se conectam fluidamente. As grandes esquadrias funcionam como molduras vivas para a vista das copas das árvores na praça, trazendo a natureza para dentro e maximizando a luz natural. Este espaço foi concebido tanto para grandes recepções quanto para o acolhimento do dia a dia do casal.

As soluções espaciais priorizaram a permeabilidade visual e a funcionalidade. O núcleo social aberto e flexível permite múltiplos arranjos e uma conexão visual direta e contínua, junto com a paisagem, filtrada por cortinas leves. Além da vista deslumbrante para a praça, a experiência é complementada por um cuidadoso projeto de paisagismo na varanda, que estende a atmosfera natural para dentro do apartamento. Além disso, a criação de um escritório que se transforma em home theater.

A nova linguagem arquitetônica, que mistura o sofisticado com a simplicidade e acabamentos orgânicos, materializou-se na seleção criteriosa de todos os revestimentos e no novo mobiliário, grande parte sob medida. Os pisos receberam um toque especial com a utilização de madeira de demolição, um material que carrega história e textura, trazendo calor e organicidade para os ambientes. A marcenaria, predominantemente em madeira freijó, exibe a beleza natural da madeira, com seus veios e tonalidades, adicionando sofisticação e aconchego aos espaços.

As paredes receberam texturas e cores – painéis ripados em madeira, superfícies cimentícias suaves ou paletas neutras e terrosas – harmonizando com a luz natural e o verde externo. O mobiliário, com traçado elegante e despojado, prioriza o conforto sensorial com estofamentos em tecidos como linho, lã e palha, em tons neutros e terrosos. Detalhes em metal – como nas estrutural do mobiliário e estruturas de luminárias – inserem um contraponto contemporâneo, adicionando um brilho natural e uma dimensão contemporânea à estética orgânica. A iluminação estratégica e suave, com sistemas embutidos e luminárias de formas orgânicas, complementa a luz natural e cria cenários aconchegantes, moldando um lar que celebra o bem-estar e a serenidade em constante diálogo com a natureza ao seu redor.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
7 plantas que sobrevivem ao banheiro úmido e com pouca luz | Paisagismo

“Na maior parte dos casos, os banheiros possuem uma janela pequena e uma sensação limitada. Assim, é preciso ter atenção redobrada ao escolher espécies para este ambiente. Plantas trepadeiras, como a jiboia e alguns tipos de samambaia, são opções, já que são plantas que vão muito bem com luz limitada. Se há espaço para um vaso no chão, pode se optar pela costela de adão”, comenta o arquiteto Raphael Wittmann, do escritório RAWI Arquitetura + Design.
Arquitetura
Casa Viva / SAINZ arquitetura


- Área:
600 m²
Ano:
2022
Fabricantes: Cosentino, Bontempo, CMC, Carlos Motta, Castellato, Deca, Elettromec, GFS serralheria, Gardênia, Light Design, MARELLI, Mourão, Pasinato, Premoldados Brasil

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração de nossa narrativa arquitetônica está a Casa Viva, uma residência que transcende a mera construção para incorporar um diálogo profundo entre espaço e espírito. Concebida inicialmente como um refúgio de fim de semana, esta casa excepcional evoluiu para se tornar o santuário principal de um casal cujas vidas estão imersas em gratidão e apreciação pelo seu entorno. Cada canto da Casa Viva ressoa com sua essência, enriquecida pela filosofia arquitetônica da Sainz Arquitetura, que busca harmonizar austeridade, luz, materialidade e silêncio.


Desde o início, o escritório assumiu o papel de curador empático — atento às camadas emocionais da identidade dos moradores e à sua relação diária com o México. Esse diálogo com a cultura, a memória e o lugar tornou-se fundamento para uma casa simultaneamente íntima e precisa.


O design se desdobra em dois blocos distintos, mas harmoniosos, cada um com um propósito específico. Um bloco é dedicado aos espaços íntimos e pessoais da casa, um reino de serenidade, enquanto o outro abriga as áreas de apoio e estudo, fomentando criatividade e reflexão. Ligando esses dois reinos, um pavilhão social emerge, um vibrante centro de reuniões memoráveis, adornado com uma convidativa adega, amplas áreas de estar e uma cozinha gourmet que inspira a arte culinária.

Central à essência da arquitetura brasiliense, o uso de blocos de concreto perfurados não apenas contribui com uma estética distinta, mas também aumenta a privacidade, permitindo uma conexão íntima com o ambiente ao redor. Os pilotis, integrais à identidade da estrutura, criam uma fusão harmoniosa de funcionalidade e beleza, enriquecendo a paisagem a cada esquina. Ao se aproximar, os visitantes são recebidos por um espelho d’água tranquilizador, estabelecendo o tom para uma jornada única pela casa. Escondida nas reentrâncias da propriedade, uma piscina emerge, convidando a momentos de reflexão e descanso pacífico.



Na Casa Viva, luz e forma convergem para criar uma atmosfera de elegância silenciosa, onde a arquitetura se torna um recipiente para a vida que se desenrola em seu interior. Aqui, cada detalhe fala à beleza de viver — um convite para experimentar o sublime no cotidiano.

Arquitetura
Os melhores tecidos para a decoração de inverno | Smart

Paula Coussirat explica que o veludo está sempre em alta na decoração durante o inverno, porém, neste ano, outro tecido vem se destacando: o bouclé, conhecido por sua textura distinta que lembra pequenos laços ou nós. Além das aplicações tradicionais como cortinas e estofados, a especialista ainda revela que os tecidos podem revestir outras superfícies. “Teto, parede, fundo de mobiliário, luminárias, cúpulas de abajur… Onde tem tecido, tem aconchego. E para o inverno é isso que buscamos”, aconselha.
-
Arquitetura2 meses atrás
Terreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura2 meses atrás
Casa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura2 meses atrás
Casa EJ / Leo Romano
-
Política2 meses atrás
EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes
-
Arquitetura1 mês atrás
Casa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura1 mês atrás
Casa Crua / Order Matter
-
Arquitetura4 semanas atrás
Casa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura3 meses atrás
Pousada de ‘Vale Tudo’ fica em Paraty e tem diárias de R$ 7 mil; veja fotos | Hotéis