Arquitetura
Apartamento Higienópolis / Balaio Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
106 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Atlas, Keramika

Descrição enviada pela equipe de projeto. Partir da pré existência para contar uma nova história é uma grande responsabilidade. Há uma mediação entre a permanência de elementos que carregam significados com usos contemporâneos, que façam sentido em termos técnicos e de acordo com o exercício criativo do presente em que se faz. Fugir de uma representação figurativa, mas jogando luz a esses elementos, fortalece esse conceito quando o assunto é reforma de apartamentos antigos.

Esse foi o caso do Apartamento Higienópolis. Um lar para uma família que valoriza uma história bem contada, principalmente quando em torno da cozinha, um dos protagonistas dessa reforma que buscou manter e expor elementos originais do edifício da década de 70.

Alguns elementos foram definidos como norte em termos de materialidade desde a primeira visita ao imóvel, junto aos clientes, onde o ponto de partida seria o restauro de superfícies que se mantiveram originais à construção, mas que tiveram o uso e o tempo impressos em sua aparência. A partir desse raciocínio, agregaram-se à essa paleta o marmorite da cozinha, o granilite da área de serviço e o piso de madeira da área social e área íntima, além das estruturas em concreto expostas.

Em meio a esse exercício de dialogar com o tempo, alguns ambientes tiveram suas funções ressignificadas à contemporaneidade, como a cozinha, que antes se apresentava como um espaço de serviço, hoje soma-se à área social de um lar, responsável por promover momentos de união em volta do preparo de refeições. Esse era um ponto muito importante para os novos moradores: uma relação sem barreiras entre sala de estar, sala de jantar e cozinha. Essa demanda trouxe a oportunidade de uma solução que fizesse a transição entre as materialidades já mencionadas, que aparece nas soleiras em aço inox escovado e é replicada em uma das bancadas.


Com a integração desses espaços, um elemento aparece como articulador principal de usos e fluxos, que é a ilha entre a cozinha e a sala de jantar, que se apresenta como um monólito, a partir de um granito natural que se destaca por seus desenhos esculpidos pela própria natureza.

Outro uso contemporâneo que teve um impacto direto na remodelação da planta do apartamento foi a substituição de um dos dormitórios por um escritório, mas esse ambiente deveria ter uma função híbrida que abrigasse um quarto de hóspedes e uma possível extensão da sala de estar. Os elementos responsáveis por essa integração, além de trazer luz e espontaneidade à esse espaço, são as esquadrias em serralheria e vidro, que permitem uma abertura quase total desta sala, que se abre aos demais espaços da área social.


Reformar apartamentos antigos, para quem está aberto a isso, também envolve a descoberta do inusitado. Durante a demolição dos revestimentos dos banheiros, uma nova textura surgiu do assentamento incorreto de cerâmicas, essas já não originais, onde destacaram-se círculos de argamassa, surpresa essa que vimos com bons olhos e mantivemos aparente junto aos novos revestimentos especificados para essa área.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Cuidados Paliativos Bagchi Karunashraya / Mindspace

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
12000 m²
Ano:
2024
Fabricantes: Century, Delianate Facade system, Featherlite Furniture, Hattich, Havells, Hindware, Jaquar, Listo Paints, MYK, Merino, Somany Tile, welspun

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bagchi Karunashraya, que significa “Morada da Compaixão”, é uma instalação de cuidados paliativos localizada em Bhubaneswar, Odisha, dedicada a oferecer cuidados gratuitos e de qualidade a pacientes com câncer em estágio terminal. O centro constitui uma resposta compassiva ao cuidado no fim da vida, profundamente enraizada na filosofia: “Onde não há cura, há cuidado.” Trata-se de um lugar onde arquitetura, natureza e dignidade humana convergem para criar um ambiente de acolhimento e cuidado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


