Arquitetura
Apartamento Itacolomi / COTA760 | ArchDaily Brasil

- Área:
145 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Brastemp, Deca, Lepri, Pedras Morumbi, REKA, Rochbeton, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse apartamento antigo de cerca de 145m² no bairro do Higienópolis em São Paulo foi comprado por um casal jovem que queria um lar para uma nova fase da vida. O apartamento era espaçoso, tinha janelas grandes e era bem localizado, mas estava bem desatualizado e a estrutura dos ambientes não valorizava todo seu potencial.
A cozinha era fechada e não tinha janela, era ventilada através da lavanderia. Como gostavam de cozinhar, era importante que a cozinha fosse mais confortável tanto em termos de espaço quanto em ambiência. A sala tinha uma planta em L, onde o terceiro quarto ocupava uma parte próxima das janelas deixando o ambiente mais escuro e mais segmentado. Na área dos quartos existia apenas 1 banheiro, e os clientes queriam ter uma suíte e um espaço grande de armários no quarto.
Foi feita uma reforma completa no apartamento que alterou todo o layout interno do imóvel. Aumentamos o quarto principal e duplicamos o banheiro para criar uma suíte. O terceiro quarto foi integrado com a sala através de fechamentos de vidro móveis que garantem mais iluminação para esse espaço.
Na área da cozinha, removemos um banheiro para possibilitar uma integração completa entre sala e cozinha e criamos uma grande ilha com muito espaço para preparos e apoio. A lavanderia foi reposicionada para que a cozinha ganhasse mais janelas. E o antigo banheiro de serviço foi transformado em lavabo.
Como estratégia geral foram usados revestimentos naturais como taco de madeira, granito, cerâmicas, folhas de madeira natural e concreto aparente para trazer um aspecto mais aconchegante que dialoga com a modernização dos espaços. Também foram usadas várias cores numa composição com esses materiais para trazer vida e personalidade para diferentes elementos do projeto.
Foi um projeto que fez muito mais do que apenas uma atualização estética. O apartamento foi transformado para criar novas formas de uso, melhorar a qualidade dos ambientes e dar uma nova vida para um imóvel antigo.
Fonte: Archdaily