Arquitetura
Apartamento Marquês / Bric Arquitetura | Portilho e Pantoja

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
84 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Cristalux iluminação, Ekko, Lumini, Novo ambiente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a filha se mudando para o exterior, a publicitária decidiu iniciar uma nova fase de vida em um apartamento menor, mas mais funcional e conectado à sua rotina. Saiu de um imóvel antigo com mais de 200m² e escolheu um novo lar de 84m² na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. A missão do projeto, assinado pela Bric Arquitetura, foi clara: reorganizar a planta para que cada metro quadrado tivesse propósito — e beleza.


A principal estratégia foi reconfigurar a planta original para ampliar os espaços de convivência. A sala, que antes ocupava apenas 12m², passou a ter generosos 41m², resultado da integração da antiga cozinha, dependências e um dos quartos. O novo layout concentrou os ambientes sociais, garantindo amplitude e conforto para receber amigos ou simplesmente relaxar assistindo TV. Além da área social, a planta contempla uma suíte com closet, um banheiro completo e um quarto extra que funciona como escritório ou quarto de hóspedes, pronto para receber a filha em visitas futuras.

A cozinha e a lavanderia, embora mantidas em suas posições originais, foram transformadas em áreas totalmente embutidas na marcenaria branca. Portas-camarão permitem esconder ou revelar os usos conforme necessário, contribuindo para a fluidez dos ambientes. Essa solução garante praticidade e discrição sem comprometer a funcionalidade.


Durante a obra, os arquitetos enfrentaram um desafio técnico: desníveis na laje original que impactariam o pé-direito. A resposta veio em forma de um elemento escultórico — um forro curvo de madeira e gesso apelidado de “casco de navio”. A solução não apenas corrigiu a estrutura como trouxe identidade ao projeto e suavidade visual ao espaço.


Outro destaque construtivo são os brises posicionados estrategicamente para permitir a entrada de luz natural, sem abrir mão da privacidade e do controle térmico. O uso de materiais como madeira natural, concreto aparente e tecidos leves (como o linho nas cortinas) criou uma atmosfera acolhedora, discreta e sofisticada.

Mais do que uma reforma, o projeto é uma tradução arquitetônica de um novo momento de vida: leve, prático e com escolhas construtivas inteligentes que revelam o cuidado em cada detalhe.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Residência RDJ / Jacobsen Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()


Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um grande declive, em meio a uma reserva florestal, o projeto da Residência RDJ buscou mimetizar topograficamente o terreno no qual se insere. O objetivo era criar uma casa que, à primeira vista, parecesse térrea, mas que fosse lentamente se desdobrando através do subsolo e de outros pavilhões que compõem o percurso da sua descida.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa no Meco / DNSJ.arq

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
272 m²
Ano:
2018
Fabricantes: CIFIAL, CIN, Duravit, GRAPHISOFT, Oli, Sanitana, Velux,

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado num terreno praticamente plano e de forma retangular, o lote é orientado no sentido Nordeste/Sudoeste que culmina num pinhal. A Casa no Meco foi pensada a partir da regeneração de uma casa preexistente, com a ideia de dar-lhe um novo caracter, reconstruindo-a com outra qualidade. A principal característica da casa é a relação com o exterior, sendo reconstruída num único piso e dotada de uma fachada transparente que cria um panorama sobre o pinhal a Sudoeste a partir de um amplo envidraçado.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Casa concebida por Zanine Caldas é renovada para artista no Rio de Janeiro
“Minha intervenção atual, a convite dos moradores, tem a função de atualizar e adequar a grande casa à vida da família”, diz o arquiteto Carlos Boeschenstein, que criou o espaço artístico e a sala de ginástica, além de retrabalhar toda a iluminação para valorizar as madeiras da estrutura típica de Zanine e, ao mesmo tempo, destacar as peças da “artista residente” – neste caso, literalmente. Raquel estudou sua arte na Heatherleys School of Fine Arts, no Morley College e na University of the Arts of London, e já expôs suas obras, desde 2019, na Casa Brasil, no Centro Cultural dos Correios e no Consulado da Argentina, além de galerias diversas, sempre no Rio de Janeiro.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


