Arquitetura
Apartamento Primeiro Esquerdo / há.atelier

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
200 m²
Ano:
2022

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reabilitação de um apartamento desabitado, representativo da arquitetura residencial dos anos 70. Com uma construção sólida e uma planta bem estruturada, o espaço revela-se como um excelente ponto de partida para a reabilitação levada a cabo. A presença de materiais originais como alcatifas, papéis de parede com padrões expressivos e vidros decorativos, serviu de inspiração para uma reinterpretação da vivência doméstica da época, através de uma abordagem cirúrgica e contemporânea.

A intervenção procurou preservar a identidade do apartamento, valorizando os seus elementos mais emblemáticos. Os apainelados em madeira e os vidros com relevo foram criteriosamente recuperados, assumindo um papel central na definição da nova cara do apartamento, muito evidente no desenho da cozinha. Estes elementos, recontextualizados, contribuem para um ambiente onde a memória se cruza com o presente de forma subtil.

A excentricidade dos papéis de parede originais é transposta para a nova materialidade do projeto através da cor. Tetos em tons escuros nos quartos, paredes vibrantes nas casas de banho e uma curadoria cromática na decoração prolongam a intensidade visual do apartamento original.


Os aros das portas foram replicados a partir dos elementos existentes e as portas foram desenhadas numa linguagem coerente com as portas originais mantidas, através de um ripado vertical em madeira que desenha e estrutura estas novas peças, reforçando a continuidade formal no espaço habitado.


Esta reabilitação celebra a essência dos anos 70, reinterpretando-a com sensibilidade e revelando o potencial de uma arquitetura do quotidiano que, mesmo após décadas, continua a oferecer carácter e conforto.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Centro de Visitantes Volcano-In / PLAT ASIA

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
3532 m²
Ano:
2025
Fabricantes: LifeSmart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está implantado no interior de um vulcão extinto em forma de “C”, que entrou em erupção há aproximadamente 150.000 anos, durante o Período Pleistoceno da Época Quaternária. Trata-se de um dos 108 vulcões da Área de Estepes e Vulcões de Baiyinkulun. A região é rica em recursos naturais e apresenta uma paisagem selvagem composta por montanhas, vulcões, zonas úmidas, florestas, campos, lagos, estepes, terras arenosas e campos de neve, que, em conjunto, favorecem uma biodiversidade abundante e contextos culturais diversos.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Vizinha de Kortney Kardashian e Kevin Costner, mansão na Califórnia é vendida por mais de R$ 200 milhões
Vizinha aos imóveis de personalidades como Kevin Costner e Kourtney Kardashian, uma mansão à beira-mar em Santa Barbara, na Califórnia, nos Estados Unidos, foi vendida por 47 milhões de dólares (R$ 247 milhões, em valores convertidos na cotação atual). A casa está localizada na rua Carpenteria, onde também moram Ashton Kutcher e Mila Kunis.
Arquitetura
Casa no Limite da Planície / Skupaj Arhitekti

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
120 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Donar, Flos, Ligne Roset, Rex Kralj, TON

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no limite da planície de Murska Sobota, esta casa unifamiliar é concebida como um pavilhão na paisagem, onde a vida cotidiana se desenrola entre o interior e o jardim. Em vez de se impor ao entorno, a casa se abre para ele.

Fonte: Archdaily
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


