Arquitetura
Arquitetura contemporânea do México inspira apartamento de criativos, em Brasília

Um casal encomendou ao escritório Orla Arquitetura cenários que expressam a identidade de toda a família – inclusive, das mascotes felinas Quando um entusiasta da gastronomia e uma produtora de conteúdo moram juntos, criatividade é palavra de ordem em casa – e este apartamento em Brasília, DF, projetado pelo Orla Arquitetura, é prova disso. As arquitetas Isabella Souza e Carla Monza desenharam os 100 m² inspiradas pela arquitetura de interiores contemporânea do México, “especialmente pela forma como ela valoriza materiais naturais, texturas e a relação com a luz”, conta Isabella. “O estilo se traduziu no uso expressivo das pedras, na marcenaria de linhas puras e na paleta neutra, que serve de base para peças de garimpo e elementos afetivos. Nosso objetivo foi criar uma atmosfera sofisticada, acolhedora e coerente com a identidade dos moradores”, completa Carla.
LEIA MAIS
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
No living, os moradores, Lucas e Letícia, posam na companhia da poltrona Kilin, design Sergio Rodrigues, e da estante Zincada, design Cultivado em Casa
Joana França
“Integrando sala, cozinha, varanda e um dos quartos, criamos uma espacialidade contínua, onde a luz natural percorre todo o apartamento. A porta camarão que conecta a varanda foi desenhada como uma transição sutil, mantendo a integração e reforçando a sensação de amplitude”, explica Isabella.
+ No México, hotel suspenso sobre o mangue tem diárias até R$ 13.500
No living, sofá da Salva, rack Clarice, design Juliana Pippi, do Arquivo Contemporâneo, e esquadria da Alumy
Joana França
Outro ângulo do living exibe luminária de piso garimpada, poltrona Isay, design Isay Weinfeld, do Arquivo Contemporâneo, e estante rosa na Modo Mobiliário
Joana França
A sala de jantar é composta por mesa com base garimpada e tampo de quartzito, da Sahara, cadeiras BRNO, de Mies van der Rohe, tela de Rubem Valentim e tapete da Gallery
Joana França
A integração da cozinha com a sala de jantar e o living é um dos destaques da proposta: cenário perfeito para o morador apaixonado por gastronomia
Joana França
“A dona da casa precisava de diferentes cenários dentro do apartamento – espaços com identidade, que representassem sua personalidade e, ao mesmo tempo, fossem versáteis para produção de fotos e vídeos”, diz Isabella. “Buscamos atender isso por meio de uma curadoria cuidadosa de materiais, texturas, mobiliário e composições visuais, criando fundos interessantes sem perder a unidade do projeto.”
+ Obra-prima de Luis Barragán na Cidade do México será convertida em espaço público
No canto da sala de estar, uma das gatas da família se alimenta na estante Zincada, design Cultivado em Casa
Joana França
Na cozinha, marcenaria da Modo Mobiliário e bancada de dolomítico Panda, da Sahara
Joana França
No detalhe da da cozinha, a outra gata da família passa pela porta personalizada para as felinas, sobre o piso Atlas Fes, da Cerâmica Atlas
Joana França
Outro ponto importante foi a atenção às gatas do casal, que são muito presentes na rotina dos dois. “Pensamos em soluções específicas para elas, como a abertura na porta de serviço, que permite a livre circulação entre os ambientes, e a estante zincada da sala de estar – uma peça de destaque no projeto, assinada pelo estúdio Cultivado em Casa. Além de sua presença escultural e utilitária no ambiente, ela funciona quase como um playground para as gatas, que se apropriaram espontaneamente da estrutura para escalar, observar e descansar”, descreve Carla.
+ 5 ideias de decoração perfeitas para quem tem gato em casa
Em um dos quartos, a tela da Urban Arts faz companhia para a escrivaninha e a cadeira do Arquivo Contemporâneo
Joana França
Uma das gatas repousa na escrivaninha, ao lado da estante e da luminária garimpadas
Joana França
Outro quarto exibe roupa de cama da Primavera Enxovais e tela de autoria da dona da casa
Joana França
O espelho e a penteadeira são garimpos; o banquinho é do Arquivo Contemporâneo
Joana França
Em um dos banheiros, piso Atlas Agadir, bancada de pastilha Atlas Java, ambos da Cerâmica Atlas, e pendente e espelho garimpados
Joana França
As arquitetas acreditam que o projeto representa a busca do par criativo por soluções que unam técnica, afeto e intenção, “resultando em espaços que acolhem e expressam a identidade de quem os habita”, arrematam.
🏡 Casa Vogue agora está no WhatsApp! Clique aqui e siga nosso canal
Fonte: Casa Vogue
Arquitetura
Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis
Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”
Arquitetura
Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
300 m²
Ano:
2025
Fabricantes: Artemide, Briqueterie Lanter, FARO Barcelona, Fils, Hoppe, Modelec, Auson

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova prefeitura de Scharrachbergheim, uma pequena vila da Alsácia, busca horizontalidade e transparência para se integrar ao magnífico entorno arborizado. A malha estrutural externa em madeira afirma o caráter público do edifício e garante uma estética atemporal. O tom escuro e aveludado do piche de pinho que protege a madeira, junto às proporções refinadas dos pilares, dialogam tanto com o enxaimel tradicional da vila quanto com as árvores do sítio. O revestimento em malha expandida de aço corten confere à fachada uma aparência quase têxtil e remete às tonalidades da pedra local (arenito dos Vosges), muito presente no núcleo histórico. O conjunto é contemporâneo e, ao mesmo tempo, enraizado; rigoroso, mas delicado — como se sempre tivesse feito parte do lugar.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Cobertura no 80º andar de edifício tem vista para quatro estados nos EUA; fotos
Situada no 80º andar do edifício Mandarin Oriental, em Nova York, a cobertura do imóvel luxo chama a atenção pelas vistas do horizonte. Localizado em um ponto estratégico, o imóvel proporciona que sejam observados quatro estados norte-americano: Manhattan, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia.
Ocupando um andar inteiro com amplos espaços de convivência e entretenimento, o apartamento tem cinco quartos e oito banheiros. Com 743 m² no total, o imóvel conta com uma sala de estar de 140 m². Janelas do chão ao teto circundam o espaço em formato de losango.
O apartamento conta um escritório e uma sala de jantar, ambos com vista para todo o Central Park, e a cozinha de 14 metros de comprimento, configurada em torno de uma ilha. Sala de café da manhã, lavanderia, copa com duas adegas climatizadas e sala de lareira estão entre os ambientes.

A suíte principal ocupa toda a lateral sul do apartamento e conta com um quarto de 8,8 metros de comprimento, dois closets e banheiros, copa e sala de segurança.

Os outros quatro quartos — para familiares e hóspedes — ficam na ala oeste do imóvel, cada um com banheiro privativo. Uma sala multimídia — para assistir a filmes e TV — também pode ser convertida em um quarto.

Os moradores dispõem de regalias dignas de hotel, como serviço de quarto, tratamentos de spa, estacionamento com manobrista e uma piscina coberta de 23 metros.









-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura8 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


