Arquitetura
As plantas que servem de esconderijos para escorpiões que você deve evitar ter no jardim | Paisagismo
“De modo geral, os escorpiões são atraídos pela presença de baratas e outros insetos, que são sua principal fonte de alimento. Assim, ambientes úmidos, sombreados e com acúmulo de entulhos ou folhas secas, bem como estruturas com frestas, rachaduras e entulhos, a exemplos de muros, pisos e telhados, possuem condições favoráveis de abrigo para os escorpiões, enquanto esperam por suas presas. Pouca iluminação em áreas externas também favorecem a circulação de insetos e do aracnídeo”, explica o biólogo Zedenil Rodrigues, professor do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário FMU.
Manter o quintal e jardim limpos, sem entulho, folhas secas ou lixo acumulado; vedar portas, ralos, grelhas, janelas e frestas; instalar telas em ralos e sifões; revisar e manter limpos depósitos, porões, sótãos e caixas de esgoto; e realizar o controle populacional de baratas e outros insetos, são medidas que ajudam a prevenir a presença de escorpiões no quintal e jardim.
Em caso de picada, é imprescindível procurar atendimento médico imediato. “Crianças, idosos e pessoas com comorbidades devem ir urgentemente ao hospital. Lavar o local apenas com água e sabão, não amarrar o membro, não cortar e não aplicar substâncias caseiras. Se possível, levar o animal, com segurança, para identificação”, finaliza o professor.
Fonte: Casa Vogue