Conecte-se conosco

Tecnologia

Astrofísicos descobrem que planeta fora do Sistema Solar tem clima único

Publicado

sobre



Nesta quarta-feira (19), uma equipa internacional de astrofísicos divulgou que mapeou pela primeira vez a estrutura tridimensional da atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar e descobriu que tem um clima único.

O estudo é descrito em um artigo na revista científica Nature e teve o participação de profissionais do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

O planeta extrassolar é o WASP-121b, também chamado Tylos, localizado a 900 anos-luz da Terra, na constelação da Popa.

Citado em comunicado do IA, o investigador Yuri Damasceno salienta que Tylos “faz parte de uma família de planetas que têm as temperaturas mais altas” que se conhecem para planetas “em todo o Universo”.

Tylos é um gigante gasoso semelhante em massa a Júpiter, maior planeta do Sistema Solar, tem temperaturas superiores a 2.000ºC e orbita tão perto a sua estrela que completa uma volta em 30 horas.

O planeta tem um dos lados sempre virado para a estrela, sendo por isso extremamente quente, e o outro está permanentemente às escuras, que é muito mais frio.

Graças ao telescópio VLT, operado pelo Observatório Europeu do Sul (OES), no Chile, a equipe descobriu que a atmosfera de Tylos tem três camadas: uma mais profunda com ventos carregados de ferro, outra intermediária com uma corrente de jato muito rápida que transporta sódio e uma superior com ventos de hidrogênio.

Ao observar o planeta quando transitava pela sua estrela, um dos espetrógrafos de alta resolução do VLT conseguiu detectar assinaturas químicas na atmosfera de Tylos e detectar as suas diferentes camadas.

“O que descobrimos foi surpreendente: uma corrente de jato faz girar o material em torno do equador do planeta, enquanto um fluxo separado nos níveis mais baixos da atmosfera move o gás do lado quente para o lado mais frio. Este tipo de clima nunca foi visto antes em nenhum planeta”, sustentou a primeira autora do estudo, Julia Seidel, citada em comunicado do OES, organização astronômica da qual Portugal faz parte.

Um estudo complementar, publicado na revista da especialidade Astronomy and Astrophysics, revelou a presença de titânio abaixo da corrente de jato, que admirou os cientistas, uma vez que observações anteriores do planeta não tinham identificado este elemento químico, “possivelmente porque se encontrava oculto nas camadas mais profundas da atmosfera”.

Segundo os cientistas, os resultados das descobertas hoje divulgados abrem o caminho para estudos mais detalhados sobre a composição química e o clima de outros mundos extraterrestres.

Leia Também: Golpe no Gmail: hackers usam IA para enganar usuários e roubar conta



Fontes: Notícias ao Minuto

Tecnologia

Google vai reduzir capacidade da bateria de um dos seus celulares Pixel

Publicado

sobre



A Google anunciou que vai reduzir a capacidade da bateria de algumas unidades do celular Pixel 6a, indicando que o objetivo passa por prevenir riscos de sobreaquecimento deste componentes.

“Um conjunto de celulares Pixel 6a vão exigir uma atualização de software obrigatória para reduzir o risco de potencial sobreaquecimento da bateria”, afirma a Google em comunicado enviado ao site The Verge.

A empresa de Mountain View explica que a atualização introduzirá “funcionalidades de gestão de bateria” após a bateria atingir os 400 ciclos de carregamento. A Google revela que informará os clientes afetados no próximo mês.

Vale lembrar que esta medida não é nova e já foi adotada pela Google no começo do ano com celulares Pixel 4a.

Leia Também: Como digitalizar documentos pelo iPhone de forma simples e rápida



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Tecnologia

Sonda solar captou (pela primeira vez) imagens do polo sul do Sol

Publicado

sobre


A sonda Solar Orbiter da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) captou imagens do polo sul do Sol, proporcionando as primeiras informações sobre a atmosfera dessa região da estrela que fica no centro do nosso Sistema Solar.

As imagens que você pode ver abaixo foram registradas a um ângulo de 15 graus abaixo do equador solar, entre os dias 16 e 17 de março. Três instrumentos a bordo da Solar Orbiter permitiram a coleta de diferentes tipos de dados da atmosfera do Sol.

O objetivo dessas observações é ajudar os pesquisadores a melhorar as previsões de erupções solares — fenômenos que têm o potencial de afetar as comunicações e a rede elétrica aqui na Terra.

Notícias ao Minuto© ESA  

Leia Também: X recorre a táticas de intimidação e ameaça anunciantes



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Tecnologia

Os 3 erros mais comuns de quem usa o ChatGPT; saiba como evitar

Publicado

sobre



O ChatGPT é um dos bots de conversa mais utilizados no mundo todo, mas mesmo com tanta popularidade, ainda existem erros comuns cometidos durante o uso da ferramenta de Inteligência Artificial (IA).

Como destaca o site TechTudo, é importante considerar as limitações do ChatGPT e ter isso em mente ao utilizar a IA, já que isso pode influenciar diretamente a forma como ela responde aos seus comandos (ou “prompts”, em inglês).

A seguir, você confere os três erros mais comuns cometidos por usuários do ChatGPT — e que vale a pena lembrar na hora de usar a ferramenta:

Leia Também: Bill Gates vai doar R$ 1 trilhão à África nos próximos 20 anos



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Recentes

Copyright © 2025 Direitos Reservados - Grandes Obras