Conecte-se conosco

Tecnologia

Astronautas da Nasa iniciam retorno à Terra após 9 meses

Publicado

sobre



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Às 2h05 desta terça-feira (18) uma cápsula Crew Dragon desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Nela, viajam os astronautas da Nasa Barry Eugene Wilmore, 62, e Sunita Williams, 59, que se despedem do laboratório nove meses após terem chegado para uma missão originalmente de oito dias.

Dividem a cápsula com eles o astronauta Nick Hague, também da Nasa, e o cosmonauta Alexandre Gorbounov. Os dois últimos ficaram menos tempo na estação, cinco meses. Eles viajaram em setembro à ISS na nave da SpaceX com dois assentos vazios reservados para Wilmore e Williams.

Wilmore e Williams estão voltando para a Terra numa nave da SpaceX, mas partiram rumo ao espaço em 5 de junho do ano passado em uma cápsula CST-100 Starliner. Aquele voo foi a estreia da nave desenvolvida pela Boeing em uma missão tripulada.

Mas alguns problemas na Starliner, ainda a caminho da ISS, inicialmente estenderam a missão. E, mais tarde, culminaram a decisão da agência espacial americana de decidir que ela voltaria vazia para a Terra e que os seus astronautas retornariam depois em uma outra nave, da SpaceX, de Elon Musk.
Relembre os principais momentos da missão que começou com um feito da Boeing, que foi a segunda empresa do mundo a mostrar a capacidade de levar astronautas à órbita em um veículo próprio, e termina com os astronautas regressando à Terra na nave de sua concorrente. A previsão é que a nave pouse no mar às 18h57 desta terça (18).

5 DE JUNHO DE 2024

No topo de um foguete Atlas 5, fabricado pela United Launch Alliance (ULA), a cápsula Starliner CST-100 é lançada de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 11h52 (de Brasília). A bordo estão Wilmore e Williams, comandante e piloto da missão, respectivamente. É a estreia da Starliner em voo tripulado, e a Boeing torna-se a segunda empresa do mundo a lançar astronautas à órbita em um veículo próprio.

6 DE JUNHO

Durante o voo são identificados vazamentos de hélio no sistema de propulsão, o que inutilizou 5 dos 28 propulsores usados para manobrar a cápsula no espaço -a cápsula utiliza hélio para adicionar pressão ao propelente dos propulsores. A falha atrasa a acoplagem da Starliner a ISS, que acaba sendo feita. Wilmore e Williams se juntam aos sete tripulantes da ISS -quatro americanos e três russos. A previsão é que a missão da dupla dure oito dias.

12 DE JUNHO

A Nasa e a Boeing anunciam que a missão retornaria à Terra em 18 de junho. Antes, o dia originalmente programado era o 14 daquele mês. O motivo da mudança é a necessidade de mais tempo para examinar os problemas na nave

14 DE JUNHO

Uma nova data para a volta é anunciada: 22 de junho.

21 DE JUNHO

A nova previsão de retorno passa a ser 26 de junho.

26 DE JUNHO

A missão fica sem uma data definida para regressar à Terra.

28 DE JUNHO

Enquanto engenheiros analisam os propulsores da cápsula, a Nasa e a Boeing negam que Wilmore e Williams estejam presos ou abandonados na ISS.

“Não estamos presos na ISS”, diz Mark Nappi, gerente do programa Starliner, durante uma entrevista coletiva.

“Quero deixar muito claro que Barry e Sunita não estão abandonados no espaço”, afirma Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da Nasa. “Nosso plano é trazê-los de volta na Starliner e levá-los para casa no momento certo.”

10 DE JULHO

Em sua primeira entrevista coletiva, Wilmore e Williams dizem estar confiantes na capacidade da Starliner de levá-los de volta à Terra.

“Tenho um pressentimento muito bom no meu coração de que esta nave espacial nos trará para casa, sem problemas”, diz Williams.

“Estamos absolutamente confiantes”, afirma Wilmore. “Aquele mantra que você ouviu: o fracasso não é uma opção.”

6 DE AGOSTO

Nasa anuncia adiamento de voo de rotina de astronautas à ISS em um mês, na missão Crew-9, para dar mais tempo para a definição de um plano para a Starliner.

7 DE AGOSTO

Nasa admite concretamente a possibilidade de levar Wilmore e Williams de volta à Terra em uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX. Até então, a agência só havia falado genericamente em “planos de contingência”, sem especificar detalhes.

24 DE AGOSTO

Nasa anuncia que seus dois astronautas vão regressar à Terra em uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, concorrente da Boeing, em fevereiro de 2025.
“A Nasa decidiu que Butch e Suni vão retornar com a Crew-9”, afirma o administrador da agência espacial americana, Bill Nelson, na abertura da entrevista coletiva, referindo-se aos astronautas pelo apelido deles.

Nelson mencionou a importância do foco na segurança e lembra os acidentes com os ônibus espaciais Challenger (1986) e Columbia (2003) para destacar a mudança de cultura interna que emergiu dessas tragédias.

7 DE SETEMBRO

À 1h01 (de Brasília), a Starliner pousa vazia no no deserto de White Sands, no Novo México, EUA. A cápsula da Boeing, que desacoplou da ISS às 17h04 do dia anterior, é a primeira americana projetada para realizar a descida em terra firme -todas as demais, do passado e do presente, faziam amerissagens (pousos no mar).

19 DE SETEMBRO

Williams celebra seu aniversário na Estação Espacial. Ela completou 59 anos.

29 DE SETEMBRO

A cápsula Crew Dragon acopla à ISS, um dia após ser lançada em um foguete Falcon 9, de Cabo Canaveral. Viajam na nave espacial da SpaceX apenas o astronauta Nick Hague e o cosmonauta Alexandre Gorbounov na missão Crew-9. Os outros dois assentos ficam vazios para, no retorno, serem ocupados por Wilmore e Williams.

14 DE NOVEMBRO

Nasa afirma que Williams está saudável e não tem nenhum problema médico. O pronunciamento, incomum, é motivado por notícias que sugeriam que a astronauta enfrentasse problemas de saúde durante sua estadia em órbita. As publicações, por sua vez, desencadearam rumores nas redes sociais.

18 DE DEZEMBRO

Nasa adia para fim de março o retorno de Williams e Wilmore, mas não especifica uma data no mês. Ainda naquele mês, a dupla celebra o Natal na ISS.

29 DE DEZEMBRO

Wilmore celebra seu aniversário na ISS. Ele completou 62 anos.

28 DE JANEIRO DE 2025

Em um post no X, Musk diz que Donald Trump pediu à SpaceX para trazer para casa “o mais rápido possível” Williams e Wilmore.

Horas depois, Trump, em uma postagem no site Truth Social, confirma o pedido, afirmando que “Elon em breve estará a caminho”, sem estabelecer um prazo para a viagem de retorno.

A exigência do republicano é uma intervenção incomum de um presidente dos EUA nas operações da Nasa.

29 DE JANEIRO

Após a manifestação de Musk e Trump, a Nasa afirma que cumpriria o plano de retorno de Williams e Wilmore assim que fosse possível.

12 DE FEVEREIRO

Nasa troca a cápsula Crew Dragon a ser usada na Crew-10 rumo à ISS. A decisão antecipa o lançamento dessa missão, com quatro astronautas, de 25 para 12 de março.

O retorno de Wilmore e Williams depende da chegada desses integrantes da Crew-10. Com o envio deles, é possível manter a equipe americana da estação em níveis normais.

4 DE MARÇO

Em entrevista coletiva, Wilmore e Williams dizem que a decisão de mantê-los todo esse tempo em órbita foi estritamente técnica.

“Do nosso ponto de vista, política não teve nenhum papel”, afirma Wilmore.

A declaração se contrapõe a uma afirmação de Musk, que disse no X que a gestão Biden havia mantido os astronautas na ISS por razões políticas.

16 DE MARÇO

À 1h04, a Crew Dragon com os quatro astronautas da missão Crew-10 acopla à ISS, cerca de 29 horas depois de ser lançada em foguete Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.

A Crew-10 é formada por dois astronautas da Nasa, Anne McClain e Nichole Ayers, um da Jaxa, Takuya Onishi, e o cosmonauta Kirill Peskov.

18 DE MARÇO

Às 2h05, Wilmore e Williams deixam a Estação Espacial, nove meses após chegarem para uma missão inicialmente prevista para durar oito dias. Além deles, viajam na Crew Dragon o astronauta Nick Hague e o cosmonauta Alexandre Gorbounov.

Leia Também: Vídeo mostra recepção calorosa da Estação Espacial aos novos astronautas



Fontes: Notícias ao Minuto

Tecnologia

SpaceX propõe lançar até um milhão de data centers em órbita da Terra

Publicado

sobre


A SpaceX apresentou uma proposta à Comissão Federal de Comunicações dos EUA na qual afirma ter planos para colocar em órbita uma “constelação” de até um milhão de data centers.

No documento, a empresa controlada por Elon Musk informa que esses data centers seriam alimentados por energia solar e teriam capacidade de se comunicar entre si por meio de lasers.

Segundo o site The Verge, é improvável que a Comissão Federal de Comunicações aprove um projeto dessa dimensão, e a versão final autorizada, caso avance, deve prever um número bem menor de unidades.

Apesar disso, a SpaceX afirma na proposta que “data centers orbitais são a forma mais eficiente de atender à crescente demanda por poder de computação voltado à Inteligência Artificial”.

Não é a primeira vez que Musk manifesta interesse em levar data centers ao espaço com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da IA. A possibilidade de uma eventual integração entre a SpaceX e a xAI também reforça essa estratégia.

Em paralelo, Musk anunciou em uma publicação na rede social X que o primeiro teste da nova geração do foguete Starship deve ocorrer em algum momento do mês de março.
 

Pela 1ª vez, missão à Lua terá uma mulher, um negro e um não americano

Em fevereiro acontecerá o lançamento da missão lunar Artemis II, onde, durante dez dias, serão testados todos os sistemas que serão usados para voltar a colocar seres humanos na Lua

Folhapress | 07:48 – 31/01/2026

 
 



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Tecnologia

Instagram vai permitir sair da lista de “amigos próximos” de outra pessoa

Publicado

sobre


Se você já se encontrou, sem entender muito bem o motivo, na lista de “amigos próximos” de alguém no Instagram e teve vontade de sair dela, a boa notícia é que a plataforma está trabalhando justamente nessa possibilidade.

A Meta confirmou ao site TechCrunch que está desenvolvendo um novo recurso que permitirá ao usuário deixar a lista de “amigos próximos” de outra pessoa. Vale lembrar que, embora a ferramenta exista desde 2018, esta será a primeira vez que quem foi incluído poderá decidir se quer ou não continuar na lista.

Segundo a Meta, a funcionalidade ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e, por enquanto, não está sendo testada, o que indica que a liberação para todos os usuários ainda deve levar algum tempo.

A confirmação veio depois de o engenheiro Alessandro Paluzzi compartilhar em seu perfil no Instagram imagens que mostram como o recurso deve funcionar.

Pelas telas divulgadas, será possível sair da lista de “amigos próximos” de outra pessoa com um simples comando. O aviso informa ainda que a única forma de voltar a fazer parte da lista será se o dono do perfil decidir adicionar o usuário novamente.

Qualquer pessoa pode criar uma lista de “amigos próximos”?

Sim. Todos os usuários do Instagram podem criar sua própria lista de “amigos próximos” para compartilhar publicações, Stories ou vídeos mais pessoais e restritos a um grupo selecionado.

Para montar a sua lista de “amigos próximos”, siga o passo a passo:

Abra o aplicativo do Instagram
Toque na sua foto de perfil, no canto inferior direito
Acesse o menu com três linhas horizontais, no canto superior direito
Entre em Configurações e atividade
Na seção Quem pode ver seus conteúdos, selecione Amigos próximos


Pesquise os perfis desejados e adicione-os à lista
Para remover alguém, basta retornar a essa área e desmarcar o nome do usuário

Detalhes sobre a lista de “amigos próximos” do Instagram

Muitos usuários ainda têm dúvidas sobre como funciona a lista de “amigos próximos”. Para facilitar o uso da ferramenta, a Meta esclarece alguns pontos importantes em sua página oficial.

Pessoas adicionadas ou removidas da lista não recebem qualquer notificação. Isso significa que a lista pode ser alterada a qualquer momento sem que amigos, familiares ou colegas de trabalho sejam avisados.

A escolha de quem faz parte da lista é exclusiva do dono do perfil. Não é possível solicitar inclusão na seleção de “amigos próximos”.

Quando alguém da lista comenta, compartilha ou reage a um Reel, os demais “amigos próximos” conseguem ver o nome do usuário e as interações realizadas.

Por outro lado, caso alguém faça uma captura de tela, o conhecido print screen, o Instagram não envia nenhum aviso sobre essa ação.

A lista de “amigos próximos” serve para restringir o acesso a determinadas publicações. No caso dos Stories, o funcionamento é semelhante ao das publicações comuns, com a diferença de que apenas os usuários selecionados conseguem visualizá-los.

 

Windows: Confira 5 dicas para tornar o seu computador mais rápido

Há pequenas práticas que pode adotar de forma a melhorar o desempenho do seu computador, como desativar o número de programas que é iniciado em conjunto com o sistema operacional Windows.

Notícias ao Minuto Brasil | 14:12 – 01/02/2026

 





Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Tecnologia

Windows: Confira 5 dicas para tornar o seu computador mais rápido

Publicado

sobre



Ninguém gosta de trabalhar em um computador com Windows lento, mas, infelizmente, a passagem do tempo faz com que o uso contínuo resulte em um desempenho cada vez pior. No entanto, isso não precisa ser necessariamente assim.

A boa notícia é que existem algumas medidas que você pode adotar para cuidar do seu computador e deixá-lo um pouco mais rápido. Para isso, vale assumir uma postura proativa e seguir determinadas práticas que ajudam a acelerar o funcionamento da sua máquina de trabalho.

O site TechTudo reuniu cinco dicas simples que podem ser colocadas em prática imediatamente para melhorar o desempenho do computador. Algumas delas, inclusive, podem ter efeito imediato logo ao iniciar o dispositivo.

Como melhorar o desempenho do computador:

 



Fontes: Notícias ao Minuto

Continue Lendo

Recentes

Copyright © 2025 Direitos Reservados - Grandes Obras