Arquitetura
Ateliê Campo Belo / Canoa Arquitetura

![]()
![]()
![]()
![]()

- Área:
72 m²
Ano:
2019
Fabricantes: Atlas, Deca, Fernando Jaeger, LCB Marcenaria, MisterLED, RDS Esquadrias, REKA, Sekapiso, Suvinil, Tramontina

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto partiu da demanda por um espaço de trabalho para um casal de artistas plásticos em sua residência, situada em um conjunto de casas geminadas de autoria de João Kon no bairro do Campo Belo em São Paulo. A constituição do ateliê se dá com a implantação de uma nova cobertura. Feita de estrutura metálica leve – telhas termoacústicas sobre perfis ‘U’ enrijecidos – ela ocupa transversalmente o fundo do lote, utilizando dessa forma os muros de divisa como principais suportes de trabalho para os artistas.





Priorizou-se o uso da luz natural, ideal para a perfeita reprodução das cores nas obras. O ateliê se abre para o pátio conformado entre ele e a casa por meio de caixilharia piso-teto de estrutura delicada em perfis de aço. O plano da cobertura se solta levemente dos muros laterais, permitindo a entrada de uma luz zenital difusa e suave sobre as paredes de divisa. Aos fundos, a iluminação e ventilação se dão por meio de um shed transversal com caixilhos basculantes apoiados sobre a viga-calha da estrutura do telhado. O projeto tira partido da necessidade de manutenção do patamar elevado onde está situado o ateliê para qualificação do pátio descoberto através da criação de jardins vibrantes – que fazem a mediação entre esses espaços – e de bancos de concreto para desfrute do quintal. Além do ateliê, a reforma contemplou os ambientes de cozinha, lavanderia e sanitário no pavimento térreo, buscando criar relação mais fluida da residência com o pátio e, consequentemente, o ateliê, transformando esse conjunto nos fundos do terreno também em ótimo lugar de convívio.

As soluções construtivas buscaram agilidade e simplicidade, o que se reflete na estética da obra. No entanto, é possível notar distinção entre o espaço de trabalho e os ambientes da residência pela materialidade. Enquanto o ateliê se apresenta sóbrio, com piso em concreto polido e pintura branca em todos os elementos, pátio, cozinha e sanitário se utilizam de cores e texturas variadas em revestimentos de parede, fórmicas e madeiras, com destaque para o piso em granilite/fulget de cor rosada, contínuo em todos estes espaços.

Fonte: Archdaily
Arquitetura
Carla Diaz apresenta obra de arte personalizada para nova casa
“Foi uma obra desafiadora de ser criada. Uma encomenda feita praticamente às cegas, para representar uma pessoa que, desde criança, esteve dentro das nossas casas. Como retratar abstratamente toda essa personalidade da Carla? No abstrato, cada um enxerga um pouco do que tem dentro de si mesmo. Tive certeza de que acertei no equilíbrio e na energia da obra quando ela olhou e enxergou a alegria transbordando através das cores”, afirmou Leonardo.
Arquitetura
Mercedes-Benz terá bairro residencial de luxo com 12 edifícios em Dubai
A montadora Mercedes-Benz terá seu primeiro bairro residencial de luxo em Dubai, nos Emirados Árabes. O projeto Binghatti City reunirá, assinado em parceria com a incorporadora Binghatti, terá 13 mil apartamentos distribuídos em 12 torres, com design inspirado na identidade visual da marca de automóveis.
O nome Vision Iconic foi escolhido para a torre central, que tem 341 metros de altura e define o skyline em efeito cascata. O empreendimento aposta em acabamentos cromados, tons de preto e prata. Os interiores combinam a sofisticação minimalista e materiais nobres como madeira e couro.
Com uma extensão de mais de 930 mil m², o bairro de luxo fica situado na região de Meydan e está em fase de construção. O Binghatti City é projetado para ser concluído em fases, com previsão de entrega total até 2029.
O complexo contará ainda com áreas culturais, instalações esportivas e centros comerciais, permitindo uma vida autossuficiente aos moradores.


Arquitetura
Por dentro de rancho de luxo de R$ 63 milhões em Montana
Uma mansão em estilo rancho em Montana, nos Estados Unidos, surpreende pelos interiores espaçosos. Vendida recentemente por 12 milhões de dólares (R$ 63 milhões, em valores convertidos na cotação atual), a casa está situada em um terreno de 52,4 hectares às margens do rio Rock Creek, um riacho de trutas, ideal para pesca.
-
Arquitetura8 meses atrásCasa EJ / Leo Romano
-
Arquitetura8 meses atrásCasa Crua / Order Matter
-
Arquitetura8 meses atrásCasa AL / Taguá Arquitetura
-
Arquitetura9 meses atrásTerreiro do Trigo / Posto 9
-
Arquitetura8 meses atrásCasa São Pedro / FGMF
-
Arquitetura7 meses atrásCasa ON / Guillem Carrera
-
Arquitetura1 mês atrásCasa Tupin / BLOCO Arquitetos
-
Política9 meses atrásEUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre sanções a Alexandre de Moraes


