Conecte-se conosco

Arquitetura

Azia após a ceia de Natal: saiba o que causa o desconforto

Publicado

sobre




Azia após a ceia de Natal entenda por que o problema é comum
Getty Images
Já sentiu aquela queimação incômoda após a ceia de Natal? Infelizmente, o período de festas pode agravar o refluxo — aquela azia persistente e irritante. Alguns pratos típicos da época são conhecidos por desencadear o problema. Farofa, espumantes e rabanadas, por exemplo, devem ser consumidos com moderação.
LEIA TAMBÉM
O gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco explica o que acontece quando há excesso na alimentação. “O refluxo gastroesofágico (RGE) é uma condição digestiva prevalente, que afeta aproximadamente 20% da população mundial. Caracteriza-se pelo retorno do conteúdo gástrico — ácido, líquidos e alimentos — para o esôfago, causando uma série de incômodos e comprometendo a qualidade de vida”, afirma.
“Com as festividades de fim de ano e as consequentes mudanças alimentares, o controle do RGE se torna ainda mais crítico”, completa o especialista. Segundo ele, o cardápio típico das festas inclui alimentos capazes de “relaxar a musculatura do esfíncter esofágico inferior (a válvula protetora) ou de irritar diretamente o trato digestivo”.
Certas gorduras, bebidas e sobremesas devem entrar na lista de alerta para evitar o mal-estar. Grecco faz duas ressalvas: pacientes com refluxo severo “devem considerar a exclusão total dos itens mais gordurosos e irritantes da dieta festiva”, e o uso indiscriminado de antiácidos “pode mascarar um problema subjacente. Por isso, o diagnóstico preciso e o acompanhamento de um especialista são fundamentais”.
Veja a lista de alimentos da ceia considerados vilões:
Gorduras e frituras: pernil, maionese, salpicão e farofa. A gordura desses pratos retarda o esvaziamento do estômago, aumentando o tempo em que o ácido permanece disponível para refluir.
Bebidas gaseificadas e álcool: espumantes, cervejas e refrigerantes elevam a pressão interna do estômago, enquanto o álcool pode irritar a mucosa e relaxar o esfíncter esofágico.
Sobremesas pesadas: doces à base de cremes, como chantilly e creme de leite, além de itens tradicionais como panetone e rabanada, são ricos em gordura e açúcar.



Fonte: Casa Vogue

Arquitetura

Esta vila de apenas 400 habitantes já foi o grande paraíso dos artistas espanhóis

Publicado

sobre


Delgado, hoje considerado um dos maiores representantes do expressionismo espanhol, deixaria registrado o nome de todos os que viveram neste refúgio de artistas, com anotações como “Enrique Azcoaga, caminhante solitário e poeta autor de vários poemas sobre o povoado”; ou “Frank Mendoza, escritor surpreendente e inesperado”, para concluir que “Todos pintaram aqui, escreveram, passearam, encontraram-se e espalharam seu entusiasmo. Foi um momento surpreendente, dificilmente repetível, que deixou em nossas almas melancolia e saudade de um tempo tão próximo e já distante.”



Fonte: Casa Vogue

Continue Lendo

Arquitetura

Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects

Publicado

sobre


Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Imagem 2 de 35Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Imagem 3 de 35Nova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, VigaNova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Fotografia de ExteriorNova Prefeitura de Scharrachbergheim / AL PEPE architects - Mais Imagens+ 30